Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Caso da cevada vai parar no Conar
Na quarta-feira, 28, o jornalista esportivo Juka Kfouri publicou em seu blog nota sobre campanha criada pela Africa para Brahma, que destaca o fato de um lote especial da cerveja ter sido produzido com cevada plantada em Teresópolis, na Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol (veja a campanha aqui)
Sob o título "Decepção: não tem plantação de cevada na Granja Comary", o jornalista dizia que havia rodado a Granja e falado com funcionários, e que não havia rastro algum da plantação (aqui).
A Ambev reagiu ainda na quarta-feira, 28, enviando comunicado e fotos a respeito.
Kfouri escreveu em seu blog, mais tarde, que a empresa o procurou e disse que a nota estava causando grande desconforto na medida em que consumidores estariam pedindo indenização e supermercados devolvendo o produto.
Já de acordo com infos do iG, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) deve julgar o caso na próxima semana (aqui). Contudo, a reclamação do consumidor dirigida ao Conar, neste caso, teria sido feita no início de abril e não em decorrência da nota de Kfouri.
De qualquer forma, obviamente a cevada plantada na Granja foi colhida há muito tempo e seria impossível o jornalista encontrar a plantação, passeando pela Granja, a esta altura do campeonato.
Brahma é marca patrocinadora da Seleção. A edição especial da cerveja é vendida por R$ 9,99 e apresentada em embalagem de alumínio de 473 ml.
Abaixo, a íntegra do comunicado enviado pela Ambev:
A Ambev repudia com veemência as falsas acusações a respeito do nosso plantio na Granja Comary, com Brahma Seleção Especial. A companhia plantou cevada na Granja Comary, como diversos documentos e fotos comprovam, e a colheita aconteceu no começo do ano de 2014. O cereal foi beneficiado, transformado em malte e utilizado na produção da cerveja. Se hoje não há cevada na Granja Comary, é justamente porque o cereal foi usado no produto que já está sendo comercializado no mercado.