arrow_backVoltar

Brandcast 2023

Com Paulistão 2024, YouTube confirma ascensão do esporte na plataforma

29.08.23

Em sua nona edição, o Brandcast, evento do YouTube que destaca para o mercado e criadores de conteúdo cases e resultados obtidos na plataforma, trouxe como grande novidade o acerto fechado com a Federação Paulista de Futebol para a transmissão do Paulistão masculino 2024. O acordo acontecerá por meio da CazéTV, canal que soma um bilhão de views em menos de 1 ano de atividades e que levou ao público partidas das mais recentes edições da Copa do Mundo masculina e feminina.

A negociação demonstra quanto o esporte tem crescido na plataforma. Uma pesquisa revelada no Brandcast, que foi realizado na noite desta terça-feira, 29, aponta que 72% dos brasileiros preferem ver conteúdo ao vivo de esporte no YouTube em vez de consumi-lo pelo rádio ou pela TV. O estudo, feito pela Offerwise, traz outros dados que ajudam a explicar esse resultado.

De acordo com esse trabalho, 80% dos entrevistados acreditam que o YouTube está reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido. Além disso, 83% afirmam que, enquanto a mídia tradicional privilegia a cobertura de algumas modalidades, a plataforma do Google tem todos.

A pesquisa mostra ainda que 76% das pessoas ouvidas gostam de assistir desafios, jogos ou ideias esportivas inventadas por criadores de conteúdo do YouTube e 81% concordam que a plataforma permite ver conteúdos esportivos de modo mais divertido. Mais: para 80% dos brasileiros, o YouTube ajuda a transformar o esporte em estilo de vida.

Sobre o Paulistão 2024, 16 jogos do campeonato serão transmitidos na CazéTV, que tem 9,1 milhões de inscritos. Deles, 14 serão exclusivos. As finais serão co-distribuídas, informou Eduardo Brandini, diretor de parcerias para a TV, esportes, jornalismo e ecossistema cívico do YouTube Brasil.

Outro ponto destacado no Brandcast é a expansão da TV conectada, que abre novas possibilidades para as marcas usufruírem de uma audiência que cresce. Segundo a empresa, 76 milhões de brasileiros transmitem a programação do YouTube em suas TVs. Nas palavras de Patrícia Muratori, diretora do YouTube Latam, a companhia tem uma combinação única: a produção de conteúdo de maneira autêntica pelos criadores e o YouTube ser multidispositivo e multiformato e ter uma audiência múltipla “como nenhuma outra plataforma”.

Entre os dados apresentados no evento, um deles indica que o YouTube tem conquistado se consolidado como “player mais amado da TV conectada”. Conforme o TGI, painel de pesquisa da Kantar Ibope Media, em uma semana normal, há mais adultos assistindo ao YouTube do que a cada uma das cinco principais emissoras de TV aberta (Globo, SBT, Record, Band e Rede TV). No caso da Geração Z (pessoas entre 18 e 24 anos), YouTube fica em primeiro com uma diferença de 25 pontos percentuais quando comparado ao canal aberto mais assistido (Globo).

Pelo estudo da Offerwise, 74% dos entrevistados afirmam que assistem vídeos do YouTube em smart TVs e 78% assistem a plataforma em vários dispositivos - smartphones, smart TVs , desktops ou laptops e tablets.

A Offerwise entrevistou 1.000 usuários com mais de 18 anos durante o mês de julho deste ano. Outra pesquisa que mostrou a força da plataforma na disputa da atenção do consumidor, a Kantar, WhyVideo, teve 2102 respondentes de 18 a 64 anos. Ela foi feita em maio e fez o comparativo com 9 empresas. Para a Gen Z foram 602 entrevistados. Já o TGI da Kantar conduziu 24 mil entrevistas com maiores de 18 anos (que representam 90 milhões de brasileiros), em 2022, que declararam ter assistido TV nos últimos sete dias (à época da pesquisa). Foram considerados os canais da TV aberta Globo, SBT, Record, Rede TV e Band.

Cases emblemáticos

Entre os cases que se sobressaíram no último ano – e que foram apresentados no Brandcast – estão um trabalho da Budweiser que foi premiado em Cannes e um projeto do Grupo Boticário feito para as TVs conectadas (CTV). Em relação ao primeiro, a marca de cerveja, patrocinadora da Copa do Mundo masculina, já tinha uma trilha sonora oficial para a competição: um remix da oitentista “Everybody wants to rule the world”, um dos hits do grupo Tears for Fears, que ganhou novos tons na voz de Lil Baby.

No Brasil, a companhia fez uma releitura local que se transformou em um sucesso que se traduziu na forma de um Leão de Bronze no Cannes Lions deste ano. A campanha “Atura o Baile” foi pensada para a audiência jovem do YouTube e teve cocriação da equipe de marketing da Bud brasileira e das agências Africa e Gana, mais o youtuber e produtor musical KondZilla e diferentes times do Google. O resultado foi um videoclipe visto por mais de 37 milhões de brasileiros no YouTube.

No caso do Boticário, o Brandcast – que teve como conceito “Puro Suco do YouTube” – destacou que, de olho na audiência de brasileiros que consomem conteúdo na TV conectada, que quase dobrou nos últimos cinco anos, passando de 34% para 59% da população (segundo pesquisa Inside Video, da Kantar), o grupo desenvolveu neste ano uma campanha para impactar esse público com a ajuda do YouTube.

Ao longo dos primeiros seis meses de 2023, a companhia se preparou para colocar a nova estratégia em prática. O Boticário estudou como os brasileiros assistem conteúdos na TV conectada, testou audiências e participou de treinamentos em boas práticas, entre outras medidas.

Com isso, o grupo conseguiu compreender, a cada campanha, os momentos de pico de audiência para se conectar de maneira mais efetiva com o target desejado, escolhendo os canais de mídia que tinham afinidade com o consumidor. O resultado da estratégia indicou aumento de mais de 150% do tempo médio de navegação no site a partir de anúncios da TV conectada e alta de 22% na taxa de novos consumidores que visitaram o site da marca pela primeira vez (depois de ver a campanha).
 

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Brandcast 2023

/