arrow_backVoltar

Brandenburger Tor

DA brasileiro cria adesivos que corrigem ilustração em metrôs

08.07.16

O diretor de arte brasileiro Luter Filho, baseado em Berlim (Alemanha), criou projeto pessoal, chamado Fix Brandenburger Tor.

A Brandenburger Tor é um dos cartões postais mais famosos de Berlim. Seus portões marcavam a principal conexão entre o lado leste e o lado oeste da cidade, divididos pelo muro, entre 1961 e 1989.

Atualmente, a representação gráfica da Brandenburger Tor pode ser vista em todas as janelas do metrô. O problema, segundo Filho, é que a ilustração está sempre fora de perspectiva.

"Quando olhei a primeira vez, confesso que já me deu uma agonia. Depois entendi que não estava sozinho e decidi fazer alguma coisa", conta Filho ao Clubeonline.

O site fixbrandenburgetor.com convida o público a colar adesivos nas janelas dos trens, corrigindo a perspectiva e criando uma nova opção de design para a ilustração.

"Criei uma campanha de adesivos que corrige adesivos", brinca Filho.

Os novos adesivos estão espalhados nas principais estações de metrô e agora também podem ser enviados pelo correio, conforme os pedidos forem feitos pela página do projeto no Facebook.

"Não sou ilustrador e não acho que meu desenho seja a melhor solução gráfica para isso. Só acho que não faz o menor sentido esse fato passar despercebido num país que é referência mundial em precisão, perfeccionismo e design", conclui.

Brandenburger Tor

/