Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
As marcas globais mais valiosas
A Amazon é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking BrandZ das "100 Marcas Globais Mais Valiosas de 2019", lançado pelo grupo WPP e pela Kantar.
Com incremento de 52% no valor da marca em relação a 2018, chegando a US$ 315,5 bilhões, a Amazon encabeça a lista seguida por Apple (US$ 309,5 bilhões, aumento de 3%) e Google (US$ 309 bilhões, crescimento de 2%).
"O crescimento do valor das 100 maiores marcas deste ano para uma alta histórica prova o poder de investir em marcas para oferecer um valor superior ao acionista. Por trás desse crescimento, está o sucesso de um novo fenômeno de construção de uma ‘marca ecossistema’. Estamos vendo uma mudança de marcas de produtos e serviços individuais para uma nova era de ecossistemas altamente disruptivos. As marcas precisam entender o valor que esse tipo de modelo pode criar e abraçar essa abordagem para ter sucesso no futuro", analisa David Roth, CEO da The Store WPP EMEA e Ásia e presidente do BrandZ.
O Instagram (44º lugar, US$ 28,2 bilhões) foi a marca que registrou o maior crescimento no período (47 pontos e 95% em valor). A Lululemon, empresa de roupas esportivas inspiradas pela ioga, foi a segunda em incremento, crescendo 77% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 6,92 bilhões.
O estudo BrandZ Global Top 100 deste ano detectou que o luxo é a categoria que mais cresce (+29%), seguida pelo Varejo (+25%). As categorias de tecnologia, finanças e varejo dominam a lista, representando mais de dois terços do valor total das marcas.
Nove empresas estreiam no Top 100 este ano, predominantemente marcas de tecnologia chinesas e norte-americanas, incluindo Dell Technologies, Xbox, Haier, Meituan e Xiaomi.
Confira abaixo as dez marcas globais mais valiosas, segundo o BrandZ:
Rank 2019 Marca Categoria Valor da marca 2019 (bilhões) Variação Rank 2018
1 Amazon Varejo 315.505 52% 3
2 Apple Tecnologia 309.527 3% 2
3 Google Tecnologia 309.000 2% 1
4 Microsoft Tecnologia 251.244 25% 4
5 Visa Pagamentos 177.918 22% 7
6 Facebook Tecnologia 158.968 -2% 6
7 Alibaba Varejo 131.246 16% 9
8 Tencent Tecnologia 130.862 -27% 5
9 McDonald’s Fast Food 130.368 3% 8
10 AT&T Provedor de Telecom 108.375 2% 10
Confira a lista completa, aqui.
Espie o ranking do ano passado, aqui.
Leia anterior, com as marcas mais valiosas do Brasil, aqui.