Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
As marcas + valiosas no setor de vestuário
Pelo segundo ano consecutivo, a Nike mantém a liderança como marca mais valiosa no setor de vestuário, sendo avaliada em US$ 47,4 bilhões.
De acordo o grupo WPP e a Kantar, que lançaram em junho o ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas do BrandZ (leia aqui), o valor da marca foi impulsionado, entre outros fatores, por conta de uma "comunicação consistente" e da "narração de histórias em todos os canais".
A campanha publicitária da Nike com o jogador de futebol norte-americano Colin Kaepernick desencadeou um debate social nacional, ajudando a reforçar as credenciais de liderança da marca, mesmo com uma reação inicial negativa de alguns consumidores, segundo a avaliação do BrandZ.
A Zara aparece na segunda posição entre as mais valiosas no setor de vestuário, avaliada em US$ 22,6 bilhões, apesar de ter registrado uma queda de 10% em valor de marca. A varejista é seguida pela Adidas, que cresceu 7%, chegando a US$ 13,4 bilhões.
A quinta colocada, Lululemon, fabricante de vestuário de yoga, registrou um crescimento de 77% no valor da marca, para US$ 6,9 bilhões, um dos maiores aumentos de qualquer marca de varejo neste ano.
Segundo o BrandZ, a "consciência do consumidor sobre o custo ambiental do fast fashion está começando a impactar os valores da marca para os varejistas de moda".
Além da queda da Zara, a H&M teve um decréscimo ainda maior - de 39% em relação ao ano passado -, para US$ 6,4 bilhões.
Confira abaixo o top 10 das Marcas Globais de Vestuário Mais Valiosas BrandZ:
Rank 2019 Marca Valor de marca 2019 ($ Bi.) Variação no ranking Variação no valor
1 Nike 47,360 0 23%
2 Zara 22,581 0 -16%
3 Adidas 13,355 0 7%
4 Uniqlo 9,828 1 20%
5 Lululemon 6,921 1 77%
6 H&M 6,380 -2 -28%
7 Under Armour 3,938 1 25%
8 The North Face 2,861 New N/A
9 Levi's 2,411 New N/A
10 Ralph Lauren 2,401 New N/A
Leia anterior, sobre as marcas de luxo mais valiosas, aqui.