Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
As marcas + valiosas do mundo
A Amazon se mantém como a marca mais valiosa do mundo, segundo o ranking BrandZ das "100 Marcas Globais Mais Valiosas de 2020", lançado pelo grupo WPP e pela Kantar. A líder da lista cresceu 32% em relação a 2019, atingindo US$ 415,9 bilhões.
O valor total das top 100 chegou a US$ 5 trilhões, um incremento de 245% desde 2006, quando a soma das marcas mais valiosas chegou pela primeira vez a US$ 1 trilhão.
As empresas de tecnologia continuam ocupando as primeiras posições da lista, representando mais de um terço (37%) do valor das Top 100.
A Apple se mantém como a segunda marca global mais valiosa (+14%, US$ 352,2 bilhões). Já a Microsoft recuperou a terceira posição (+30%, US$ 326,5 bilhões - no ano passado, ficou em quarto lugar) e o Google caiu da terceira para a quarta colocação esse ano (+5%, US$ 323,6 bilhões).
O relatório salienta que as marcas asiáticas são um quarto das 100 mais valiosas, incluindo 17 chinesas.
O setor de varejo foi o que cresceu mais rapidamente (21%) em valor de marca em 2020, impulsionado pelos players de comércio eletrônico, que "demonstraram inovação e agilidade em tempos difíceis", de acordo com a análise do WPP e da Kantar, juntamente com os varejistas mais tradicionais, como o Walmart, que investiu em suas capacidades de e-commerce.
Na categoria de mídia e entretenimento, mais da metade apareceu entre os 20 primeiros que mais cresceram, incluindo Netflix (+34%, US$ 45,9 bilhões), que subiu oito posições, para o 26º lugar; Instagram (+47%, US$ 41,5 bilhões), que galgou 15 colocações para a 29ª; além de LinkedIn (+31%, 43º, US$ 29,9 bilhões) e Xbox (+ 18%, 65º, US $ 19,6 bilhões), que escalaram 22 posições.
As marcas que tiveram maiores quedas foram do setor de energia (menos 22%), bancos globais (menos 19%), bancos regionais (queda de 11%) e automóveis (menos 7%).
Confira abaixo o BrandZ Top 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo - 2020:
Rank 2020 Marca Categoria Valor de Marca em 2020 ($MN) Mudança no valor de marca Rank 2019
1 Amazon Varejo 415,855 32% 1
2 Apple Tecnologia 352,206 14% 2
3 Microsoft Tecnologia 326,544 30% 4
4 Google Tecnologia 323,601 5% 3
5 Visa Pagamentos 186,809 5% 5
6 Alibaba Varejo 152,525 16% 7
7 Tencent Tecnologia 150,978 15% 8
8 Facebook Tecnologia 147,190 -7% 6
9 McDonald’s Fast Food 129,321 -1% 9
10 MasterCard Pagamentos 108,129 18% 12
Confira a lista completa, aqui.
Leia sobre o ranking do ano passado, aqui.