Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Fotos microscópicas de DNA em campanha da BBDO
Com o objetivo de arrecadar fundos para pesquisa sobre o autismo, a BBDO de Nova York criou para a ONG Autism Speaks a campanha"MSSNG".
A comunicação é toda feita com fotos microscópicas de DNA - uma vez que para conhecer melhor o autimo é necessário estudar a estrutura celular.
"A pesquisa é muito interessante e inovadora. Eles vão coletar o DNA de 10 mil famílias afetadas por autismo, e colocar toda essa informação na nuvem do Google. Cientistas do mundo todo vão então poder analisar e estudar esses dados para achar respostas e decodificar o autismo", observa a brasileira Bianca Guimarães, diretora de arte que está na ficha técnica da campanha.
As fotos vão estar à venda no formato de pôsteres. A agência informa que cada peça será "única, assim como DNA de cada pessoa é". A ideia é que, simbolicamente, quando a pessoa comprar um pôster, irá financiar aquele pedaço de informação contido naquela molécula, para ser colocado na nuvem. Depois, será realizado um evento, como se fosse uma exposição de arte.
"Capturar a atenção das pessoas através das fotos de DNA, que por natureza são tão intrigantes e cheias de cor, foi o modo que encontramos para falar de um assunto tão importante", comenta Bianca.
A agência trabalhou com o fotógrafo e bioquímico Linden Gledhill. As imagens capturadas não foram modificadas ou finalizadas no Photoshop.
"Em mais detalhes, a foto consiste de DNA diluído em água que, quando colocado na lâmina do microscópio, começa a cristalizar na medida em que a água evapora. As cores vêm da lente polarizada que se coloca no microscópio e reflete nos cristais. Quanto mais grosso o cristal, mais as cores aparecem", explica Bianca.
Assista ao filme da campanha neste site.
Ficha Técnica:
Client: Autism Speaks
Agency: BBDO
CCO, Worldwide: David Lubars
CCO, NY: Greg Hahn
ECD: Matt MacDonald
Art Director: Bianca Guimaraes, Siavosh Zabeti
ACD/Copywriter: Siavosh Zabeti
Biochemist / Photographer: Linden Gledhill
Senior Creative Technologist: Sermad Buni
Director: Koji Yahagi, Bianca Guimaraes, Siavosh Zabeti
Director of Integrated Production: David Rolfe
Director of Digital Production: Clemens Brandt
Asso. Dir. of Digital Production: Joe Croson
Executive Producer: Howard Howell
Associate Producer: Courtney Fallow
Experiential Producer: Neely Lisk
Executive Art Producer: Betsy Jablow
Director of Music: Rani Vaz
Global Account Director: Mark Mulhern
Account Director: Phil Brolly
Account Manager: Catherine Wright
Account Executive: Jen Sullivan
Account Executive: Miranda Hardy
Engagement Planner: Cody Levine
Dir. Business Affairs: Phyllis Greenwald
Talent Manager: Bernadette Naughten
Film Production Company: BBDO
Digital Production Company: Media Monks
Director of Photography: John McCabe
Editorial House: Cut and Run
Editor: Katie Pehowski
Producer: Jean Lane
Executive Producer: Rana Martin
Telecine: Color Collective
Color Producer: Claudia Guevara
Colorist: Jeff Altman
Music Search: The
Artist, Song: Nils Frahm, "More"
Audio Mix: Heard City
Music Company: Singing Serpents
Executive Producer: Dennis Culp
President: Liz Feld
Executive Vice President, Strategic Communications: Michael Rosen
Executive Assistant, Communications: Jacqueline Kepping
Chief of Digital Strategy: Mike Wuebben
Director of Social Media/Digital Content: Felipe Maya