Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Em NY, Canon dá dicas por meio de smart billboards
Pensando na quantidade de fotos tiradas em Nova York, principalmente no final do ano, e nas fotos desperdiçadas por erro de luz, ângulo, ou até pelo clima, a agência 360i criou para Canon os "smart billboards".
Instalados nos pontos mais fotografados da Big Apple, e também circulando em caminhões, esses billboards recebem informações sobre clima, luz, posição do fotógrafo, as processam e são capazes de gerar mais de 200 dicas para ajudar a tirar uma "foto perfeita".
"Se estiver escuro e começar a chover, por exemplo, o billboard gera uma dica sobre como usar as poças e os reflexos dos prédios e carros na rua para deixar a foto incrível. Se você estiver com uma câmera assistindo a um jogo de hóquei no Madison Square Garden, o billboard usa a informação da velocidade dos jogadores, do puck (bola), e gera uma dica para sua foto não sair borrada", explica o brasileiro Fabio Seidl, que está na ficha técnica da campanha e faz sua estreia como group creative director da 360i NY (leia aqui).
Os billboards vão estar até o final do ano próximos ao Central Park, 5ª Avenida, árvore de Natal do Rockfeller Center, Madison Square Garden, Empire State Building, Flatiron Street e Brooklyn Bridge, pontos mapeados como os mais fotografados e com mais imagens postadas nas redes sociais.
Os smart billboards da Canon também oferecem cupons virtuais aos fotógrafos para que eles façam upgrade nos seus equipamentos.
"Dados sobre as variáveis que fazem uma foto ficar melhor, como luz e tempo, estão disponíveis em diversas fontes. Pensamos em um sistema que compilasse tudo isso e gerasse essas dicas em tempo real. Da ideia à execução, foi cerca de um mês de trabalho, o que só foi possível graças a quase 100 profissionais e especialistas envolvidos em todas as etapas", observa Seidl.