arrow_backVoltar

Brasileiro na Ficha

Anistia e seleção portuguesa em “Eu jogo pelos direitos humanos”

03.02.21

Em campanha para a Anistia Internacional, o técnico da seleção portuguesa, Fernando Santos, atual campeão europeu, ressalta a importância do que os jogadores fazem em campo. O filme mostra uma palestra vazada de uma preleção aos atletas. Intitulada “Eu jogo pelos direitos humanos”, a ação surge em um momento em que manifestações de racismo têm sido cada vez mais vistas nos gramados.

Criada pela Havas Lisboa e com apoio da Federação Portuguesa de Futebol, a campanha reproduz o áudio da preleção, entre cenas do cotidiano, mas com diferentes perfis de pessoas. As palavras ditas por Fernando Santos tiveram grande impacto no público e na imprensa de Portugal, sendo noticiada nos principais portais e sites do país.

Neste vídeo fica muito claro como o esporte pode ser um exemplo de direitos humanos para a sociedade porque, na sua essência, é inclusivo e multicultural. A educação para os direitos humanos vai muito além das escolas e com o projeto ‘Eu Jogo Pelos Direitos Humanos’ estamos a convocar todos os agentes desportivos – atletas, treinadores, árbitros, adeptos e demais intervenientes – para vestirem a camisa dos direitos humanos e usarem a sua influência mediática de forma positiva e formativa”, declarou Paulo Fontes, diretor de comunicação e campanhas da Anistia Internacional Portugal.

De acordo com o redator brasileiro Bernardo Tavares, um dos criadores da ideia, o discurso foi feito para os 11 titulares, mas que ele não podia ficar restrito aos atletas. “Agora pode influenciar positivamente os 11 milhões de portugueses e convocar muito mais gente ao redor do mundo pra marcar esse gol a favor dos direitos humanos”.

Ficha Técnica
Agência: Havas Lisboa
Diretor de Criação: Paulo Pinto
Criativos: Bernardo Tavares e Vasco Carvalho
Director de Conta: Sérgio Resende
Produtora: Garage FIlms
Produtor Executivo: Miguel Varela
Realizador: Enrique Escamilla
Produção: Beatriz Pereira e Celina Morais

Brasileiro na Ficha

/