Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
“Retratos Desconhecidos” chama atenção para Alzheimer
Acordar um dia e não reconhecer a família, a casa ou aqueles amigos que sempre fizeram parte da sua vida são acontecimentos que afetam a vida de milhares de portugueses. Eles sofrem com o Alzheimer. Para sensibilizar a população e promover a prevenção da doença, a BAR Ogilvy desenvolveu uma campanha para a Associação Alzheimer Portugal com o conceito "Nunca imaginamos esquecer aqueles que para nós são inesquecíveis".
Produzido pela Jungle Corner, o filme "Retratos Desconhecidos" tem certa dose de suspense e emoção. Ele traz uma metáfora de como o Alzheimer pode entrar na vida de uma pessoa. A peça, exibida na TV e nas redes sociais, convida as pessoas a refletir sobre como é sentir os efeitos da demência na própria pele.
O redator brasileiro Murilo Lense, que trabalha há quatro anos em Portugal, está na Ficha Técnica. Ele faz dupla com a portuguesa Inês Mota, que atuou na CP+B São Paulo.
Desafiar os portugueses a fazer o exercício de esquecer os inesquecíveis é uma medida urgente para reagir aos primeiros sinais de Alzheimer. Segundo um estudo recém publicado na The Lancet Public Health, cerca de 153 milhões de pessoas no mundo terão demência em 2050, quase o triplo do estimado para 2019 (57 milhões), devido ao crescimento e envelhecimento da população.
A demência, que se manifesta sob vários tipos de doença - sendo o Alzheimer a mais comum -, caracteriza-se pela perda de memória, de capacidade intelectual, do raciocínio e das competências sociais e por alterações das reações emocionais normais.
“Há pessoas que infelizmente já conhecem o Alzheimer de perto, devido a algum caso na família. Mas depois há inúmeras pessoas, como as mais jovens, que nem sequer pensam sobre isso e que acreditam que esta é uma realidade distante. É sobretudo com estas pessoas que queremos falar, para provocá-las a refletir sobre o problema e ajudar a preveni-lo desde já”, afirma José Bomtempo, CCO-Partner da BAR Ogilvy.
A campanha tem uma página na internet para prestar mais informações para a população: retratosdesconhecidos.pt.
Ficha Técnica
Cliente: Associação Alzheimer Portugal
Campanha: Retratos Desconhecidos
CCO-Partner: José Bomtempo
Diretores Criativos: João Amaral e Nuno Riça
Dupla Criativa: Inês Mota e Murilo Lense
TV Producer: Nuno Calado
Account Director: Matilde Parreira
Produtora: Jungle Corner
Realizador: Paulo Grade