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ONG abre 'loja de armas' para mostrar riscos ao público
De acordo com pesquisa recente, seis em cada dez norte-americanos acreditam que o fato de possuir uma arma de fogo faz com que sua casa seja mais segura. No entanto, estudos mostram que o oposto é verdadeiro: possuir uma arma pode realmente aumentar o risco de lesões e morte para quem a tem e para aqueles que estão ao redor.
Para desmistificar a percepção errônea, a ONG States United to Prevent Gun Violence, entidade dedicada a tornar as comunidades mais seguras, fez o impensável: eles abriram uma "loja de armas" no Lower East Side, em Manhattan, e convidaram compradores de armas de primeira viagem para conhecê-la, como parte de um experimento social, com câmera escondida.
Ao entrar na loja, os potenciais clientes ficaram chocados com as histórias inquietantes por trás de cada modelo de arma, incluindo a sua utilização em alguns tiroteios, homicídios e suicídios. A ONG captou as reações dos compradores.
Agora, a States United to Prevent Gun Violence lança o filme "#GunsWithHistory", que tem o objetivo de informar as pessoas que estão interessadas em comprar armas sobre os potenciais riscos e resultados imprevisíveis.
O experimento social também é destaque no site Guns With History, que compartilha a história associada a cada arma. Ele também inclui uma ferramenta interativa que ajuda o público a tomar uma decisão, destacando verdades sobre a posse de armas e as estatísticas de mortes e ferimentos.
"Nosso objetivo é educar quem quer comprar uma arma de fogo e garantir que o comprador está ciente dos riscos potenciais, promovendo a posse de armas responsável", diz Julia Wyman, diretora executiva da States United to Prevent Gun Violence. "Muitas vezes, os compradores de armas acreditam erroneamente que as armas irão mantê-los seguros quando na verdade uma arma em casa aumenta muito o risco de homicídio e suicídio."
A campanha é assinada pela Grey de Nova York.
Na ficha técnica está o brasileiro Marco Pupo e o português João Coutinho.