arrow_backVoltar

Break The Pattern

Electrolux leva looks de upcycling na 54ª SPFW

16.11.22

A 54ª edição da SPFW (São Paulo Fashion Week), que abriu suas portas nesta quarta-feira, 16, está com uma ativação pelo consumo sustentável que promete provocar reflexões em que passar pelo espaço Komplexo Tempo, na Mooca, onde grande parte dos desfiles acontece. Uma das patrocinadoras do evento - que vai até o domingo 20 -, a Electrolux montou no evento a ocupação “Break The Pattern, inspirada em campanha global lançada em setembro.

A ideia é alertar o público sobre o cenário atual de lixões têxteis na capital paulista e em outras regiões do mundo. Para isso, a marca preparou uma exposição com looks originários de descartes e criados em parceria com a marca sueca Rave Review, chamando atenção para o conceito de upcycling (utilização de materiais que seriam descartados, dando-lhes outro fim).

A ocupação da Electrolux conta ainda com criações dos estilistas brasileiros João Pimenta, Silverio, Gustavo Silvestre e Korsh 01 para quem fez o desafio de desenvolver looks com a proposta de reaproveitar tecidos.

Em média, segundo a Electrolux, as roupas são usadas apenas dez vezes e depois são descartadas. Desse descarte, apenas 1% das peças é reutilizada ou reciclada. A companhia quer inspirar as pessoas a repensarem esse padrão e a cuidarem melhor das roupas, mantendo-as por mais tempo em uso.

No caso da Rave Review, as peças foram criadas a partir dos descartes encontrados no Deserto do Atacama (Chile), o segundo maior lixão têxtil do mundo. “Sempre acreditamos que a moda do futuro não pode existir da forma que é hoje. Todos nós devemos mudar, de um modo ou de outro. Quando o assunto é moda, provavelmente a maneira mais tangível e fácil de fazer isso é cuidar das peças que já temos”, declarou Livia Schück, cofundadora e diretora criativa da Rave Review.

Já os estilistas brasileiros recorreram a tecidos descartados em lixões de São Paulo. Conheça mais do trabalho desses profissionais:

João Pimenta - Começou e ganhou destaque na moda brasileira fazendo coleções masculinas e, com o tempo, transformou seus desfiles em um espaço de debates sobre questões políticas e sociais de gênero. Ele sempre cria imagens de grande impacto na semana de moda, com um trabalho muito especial de manuseio de tecidos. Habilidoso na construção que define as diferenças entre guarda-roupa feminino e masculino, mas que em suas mãos ganham outro sentido.

Gustavo Silvestre – Criou o projeto Ponto Firme, que surgiu em 2015 a partir de uma iniciativa voluntária. O projeto leva afeto, design e estética dentro de uma penitenciária e promove a transformação social através da moda e do crochê para presidiários e ex-presidiários. Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes fazem parte do calendário oficial do SPFW, já foram apresentados na Pinacoteca de São Paulo, na SP-arte e em Nova York.

Silvério - A marca surgiu como resposta à questão racial e com a ideia de reinventar a noção de beleza, combinando volumes com silhuetas lúdicas e românticas. Suas inspirações são em questões autobiográficas, filosofia, psicologia, literatura, música e tecnologia, reinterpretando gêneros e transcendendo a versatilidade. Ele esteve no Festival do Clube de Criação 2022 (leia aqui). A marca reaproveita sobras de suas criações, pois considera importante reduzir o impacto ambiental.

Korsh 01 – Uma marca de design inteligente com foco na versatilidade. Suas roupas são feitas para serem usadas de maneiras completamente diferentes a partir de uma mesma base, garantindo uma produção ecologicamente correta, além de funcionalidade e atemporalidade para o dia a dia das pessoas.

Ações pela sustentabilidade

A campanha global #BreakThePattern é uma das iniciativas da marca que reforçam o posicionamento estratégico na área da sustentabilidade. No Brasil, a Electrolux lançou em junho o movimento #RoupaSemDataDeValidade, que entrou na pauta do programa “Encontro”. Na ocasião, a então apresentadora Fátima Bernardes repetiu o figurino durante a semana inteira, mostrando que é possível repetir a roupa sempre, desde que seja lavada e cuidada de forma correta.

Nós inspiramos mudanças de comportamento por meio de campanhas que convidam os consumidores a refletir sobre a importância de quebrar padrões de consumo exacerbado, e cultivar um novo olhar sobre a moda, transformando o ato de repetir looks em uma forma de gerar novas relações com as peças e fazer com que elas durem mais. Em junho, lançamos uma campanha e trouxemos para o Brasil o movimento #RoupaSemDataDeValidade, e agora lançamos essa que tem um olhar ainda mais amplo e escala global sobre o tema”, comentou Ana Peretti, diretora de marketing para América Latina na Electrolux.

Break The Pattern

/