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Brô Mc’s e Lídia Guajajara

Rap aborda direitos dos povos indígenas isolados (com clipe)

14.06.23

Como parte da campanha “Isolados ou Dizimados", os rappers do Brô Mc’s e a ativista indígena Lídia Guajajara apresentam a música “O Chamado dos Isolados” (assista ao videoclipe, abaixo), que aborda os direitos dos povos indígenas isolados.

Cocriado pela Wieden+Kennedy São Paulo, o esforço é uma iniciativa de organizações da sociedade civil, com o apoio do Instituto Socioambiental (ISA), que convoca o público a pressionar as autoridades a proteger os povos indígenas isolados no Brasil.

Realizada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi), a ação teve início em meio à pandemia, com o objetivo de conter a pressão sobre terras indígenas e para cobrar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (antiga Fundação Nacional do Índio - Funai) pela proteção desses territórios.

Agora, a ação também denuncia o marco temporal. A nova etapa da campanha é composta ainda por ilustrações sobre a situação dos povos indígenas isolados.

O videoclipe, assinado pelo designer gráfico Rapha Baggas, faz uma homenagem a Bruno Pereira, indigenista assassinado no Vale do Javari juntamente com o jornalista Dom Phillips, há um ano. Pereira foi um dos idealizadores da campanha “Isolados ou Dizimados.”

O grupo Brô Mc’s é composto por Bruno Vn, Kelvin Mbaretê, CH e Clemerson Batista, moradores das aldeias Boróró e Jaguapiru.

Ficha Técnica:

AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo

TÍTULO: Isolados ou Dizimados

DURAÇÃO: 2'47''

CLIENTE: Instituto Socioambiental (ISA)

PRODUTO: Institucional

1ª DATA: 05/06/2023

CCO: Felipe Ribeiro

DIRETOR DE ARTE: Andriws Vilela, Eduarda Barreiros

REDAÇÃO: Ricardo Scarpa

DESIGNER: Luis Gustavo de Carvalho

ILUSTRADOR: Rapha Baggas

GERENTE DE PROJETOS: Alessandra Luciano, Paula Ferrari

ATENDIMENTO: Beatriz Almonacid, Aline Reis, Larissa Gimenes

PLANEJAMENTO: André Troster

MÍDIA: Guilherme Cavalcante, Camila Artacio, Renata Piovezan, Isabelle Bonfim, Ricardo Fraser, João Sousa.

SOCIAL STRATEGY: Thiago Perin, Camila Paier, Carolina Pileggi

HEAD DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Patrícia Gaglioni
PRODUCER:Tabata Viana

PÓS PRODUTORA: JOINT

EDIÇÃO E MOTION: Gabriel Santana, Pedro Silveira

COLLOR: Gabriel Santana, Pedro Silveira

COORDENADOR DE PÓS: Mauricio Kazu

MÚSICA: Bro MC's e Lídia Guajajara

APROVAÇÃO CLIENTE:

Coordenação Executiva da COIAB:Toya Manchineri, Alcebias Sapará, Marciely Tupari, Avanílson Karajá, Nara Baré, Angela Kaxuyana

Coordenação Executiva do Opi: Fábio Ribeiro

Coordenação e produção da Campanha:

Alana Manchineri, Antonio Oviedo, Ariel Gajardo, Bruno Pereira, Dafne Spolti, Elias Bigio, Fabrício Amorim, Helena Palmquist, Iami Gerbase, Leonardo Lenin, Luciano Pohl, Luisa Suriani, Luiz Fernandes, Maria Emília Coelho, Maria Fernanda Ribeiro, Maria Paula Fernandes, Mariana C. Soares, Marina Terra, Priscilla Oliveira, Mônica Prestes, Sarah Shenker, Tainá Aragão, Tiago Vekho, Túlio Paniago, Isabel Lima, Jakeline Xavier, Alana Manchineri, Jaú Ribeiro.

Brô Mc’s e Lídia Guajajara

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