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Rap aborda direitos dos povos indígenas isolados (com clipe)
Como parte da campanha “Isolados ou Dizimados", os rappers do Brô Mc’s e a ativista indígena Lídia Guajajara apresentam a música “O Chamado dos Isolados” (assista ao videoclipe, abaixo), que aborda os direitos dos povos indígenas isolados.
Cocriado pela Wieden+Kennedy São Paulo, o esforço é uma iniciativa de organizações da sociedade civil, com o apoio do Instituto Socioambiental (ISA), que convoca o público a pressionar as autoridades a proteger os povos indígenas isolados no Brasil.
Realizada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi), a ação teve início em meio à pandemia, com o objetivo de conter a pressão sobre terras indígenas e para cobrar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (antiga Fundação Nacional do Índio - Funai) pela proteção desses territórios.
Agora, a ação também denuncia o marco temporal. A nova etapa da campanha é composta ainda por ilustrações sobre a situação dos povos indígenas isolados.
O videoclipe, assinado pelo designer gráfico Rapha Baggas, faz uma homenagem a Bruno Pereira, indigenista assassinado no Vale do Javari juntamente com o jornalista Dom Phillips, há um ano. Pereira foi um dos idealizadores da campanha “Isolados ou Dizimados.”
O grupo Brô Mc’s é composto por Bruno Vn, Kelvin Mbaretê, CH e Clemerson Batista, moradores das aldeias Boróró e Jaguapiru.
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo
TÍTULO: Isolados ou Dizimados
DURAÇÃO: 2'47''
CLIENTE: Instituto Socioambiental (ISA)
PRODUTO: Institucional
1ª DATA: 05/06/2023
CCO: Felipe Ribeiro
DIRETOR DE ARTE: Andriws Vilela, Eduarda Barreiros
REDAÇÃO: Ricardo Scarpa
DESIGNER: Luis Gustavo de Carvalho
ILUSTRADOR: Rapha Baggas
GERENTE DE PROJETOS: Alessandra Luciano, Paula Ferrari
ATENDIMENTO: Beatriz Almonacid, Aline Reis, Larissa Gimenes
PLANEJAMENTO: André Troster
MÍDIA: Guilherme Cavalcante, Camila Artacio, Renata Piovezan, Isabelle Bonfim, Ricardo Fraser, João Sousa.
SOCIAL STRATEGY: Thiago Perin, Camila Paier, Carolina Pileggi
HEAD DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Patrícia Gaglioni
PRODUCER:Tabata Viana
PÓS PRODUTORA: JOINT
EDIÇÃO E MOTION: Gabriel Santana, Pedro Silveira
COLLOR: Gabriel Santana, Pedro Silveira
COORDENADOR DE PÓS: Mauricio Kazu
MÚSICA: Bro MC's e Lídia Guajajara
APROVAÇÃO CLIENTE:
Coordenação Executiva da COIAB:Toya Manchineri, Alcebias Sapará, Marciely Tupari, Avanílson Karajá, Nara Baré, Angela Kaxuyana
Coordenação Executiva do Opi: Fábio Ribeiro
Coordenação e produção da Campanha:
Alana Manchineri, Antonio Oviedo, Ariel Gajardo, Bruno Pereira, Dafne Spolti, Elias Bigio, Fabrício Amorim, Helena Palmquist, Iami Gerbase, Leonardo Lenin, Luciano Pohl, Luisa Suriani, Luiz Fernandes, Maria Emília Coelho, Maria Fernanda Ribeiro, Maria Paula Fernandes, Mariana C. Soares, Marina Terra, Priscilla Oliveira, Mônica Prestes, Sarah Shenker, Tainá Aragão, Tiago Vekho, Túlio Paniago, Isabel Lima, Jakeline Xavier, Alana Manchineri, Jaú Ribeiro.