Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ikea mostra o que acontece quando uma planta é criticada
Com o objetivo de ajudar na conscientização sobre o problema do bullying no Oriente Médio, a Memac Ogilvy & Mather Dubai criou para rede de móveis Ikea o experimento social "Bully a Plant" (assista abaixo), realizado em parceria com a escola GEMS Wellington Academy, nos Emirados Árabes Unidos.
Duas plantas idênticas da Ikea foram levadas até a instituição de ensino, onde foram tratadas com a mesma quantidade de água e fertilizante. Ambas foram expostas à mesma temperatura ambiente e à luz solar.
No entanto, uma das plantas foi criticada pelos alunos, que tiveram seus depoimentos gravados, com palavras maldosas e agressivas. A outra só recebeu elogios dos estudantes, que disseram a ela palavras positivas e de encorajamento.
Depois de um mês, a planta que sofreu bullying ficou visivelmente mal, com folhas marrons, caídas, enquanto que a elogiada cresceu com um aspecto saudável e folhas verdes.
Nas redes sociais, a Ikea está lançando filmetes com alunos da escola praticando bullying com a planta. O anunciante pergunta: "What happens when you bully a plant?" (veja aqui).
Além disso, no setor de jardins da loja da Ikea em Dubai foram instalados alto-falantes que propagam elogios às plantas.
Na ficha técnica da iniciativa está a brasileira Juliana Paracencio (diretora de criação regional). A criação é de Hyun Seo Yoo (art director) e Aliza Siddiqi (copywriter). Paul Shearer é o CCO. Atendimento de Ami Popat, Mahmoud Hassan, Tarek Shawki, e Sonam Mahadev. Amer Yaghi e Binita Chowdhury, da Ikea Dubai, aprovaram a ideia.