Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com minissérie, BuzzFeed lança selo de diversidade
O BuzzFeed Brasil lança nesta sexta-feira (06) uma minissérie documental que faz a apresentação oficial de um selo de diversidade criado para conteúdo desenvolvido e executado por profissionais não-brancos: o BuzzFeed Vozes. O novo projeto da empresa é capitaneado por um núcleo composto por funcionários negros que atuam em diferentes áreas do BuzzFeed. A minissérie que marca a chegada do selo ao mercado é “A Voz Delas”, que analisa a história do rap pela ótica feminina.
O documentário está dividido em três episódios de curta metragem que narram as trajetórias de mulheres como Sharylaine, uma das precursoras do rap em São Paulo, que têm trabalhos unindo feminismo e resistência negra. Ela é a protagonista do primeiro capítulo da minissérie, que foi ao ar às 11h no Facebook Watch pela página do BuzzFeed Brasil. A estreia foi costurada em parceria com a rede. Uma live estava programada também para esta sexta, às 17h, com participação da rapper Karol de Souza, no Instagram do BuzzFeed Brasil.
O BuzzFeed Vozes está no ar há cerca de um mês com perfis no Facebook e no Instagram - e com identidade definida e elaborada pelo núcleo que começou a ser formado em fevereiro. O grupo se reuniu impulsionado por Gabriel Matos, redator do BuzzFeed conhecido como Sukita, e instigado por Luciana Rodrigues, general manager da empresa no Brasil. “Ela dá incentivo, em rodas de conversas, para pensarmos em novos projetos com focos como diversidade, feminismo e temas sociais”, afirma Camila Sá, gerente de projetos e uma das integrantes do núcleo.
Uma das primeiras pessoas a fazer parte do grupo, Priscila Mendes, estrategista de conteúdo - e diretora de “A Voz Delas” (veja a ficha técnica mais abaixo) -, diz que BuzzFeed Vozes é uma produtora de entretenimento que visa dar outra cara para o conteúdo. “É um projeto de inclusão com vozes não-brancas. É multirracial. A gente vai incluir outros grupos e dar uma cara brasileira, que é a da diversidade”.
Além de Sukita, Camila e Priscila, o grupo é formado por Amanda Tavares (editora de mídias sociais), Alan Madeira (diretor de arte), Carinne Sandes (gerente de projetos), Maria Clara Magalhães (produtora), Mayara Efe (videomaker), Milo Araújo (diretora de arte), Gabriela Ferraz (mídias sociais), Guilherme Lucio (redator) e Thiago Amarante (diretor de criação).
No mundo, o BuzzFeed não tem experiência semelhante com uma área voltada para a realização de projetos multirraciais desse porte, embora existam verticais nos EUA focadas em públicos específicos, como Cocoa Butter, um lab de conteúdo pensado para pessoas negras, e Pero Like, para a comunidade latina. No caso do BuzzFeed Vozes, o trabalho incluiu olhar para dentro. O núcleo promoveu na empresa encontros com o Empregue Afro, consultoria em RH e diversidade. “Foi uma das primeiras coisas que estruturamos. Era importante mostrar para as pessoas daqui como é ser negro no mercado de trabalho. Essas reuniões explicavam expressões racistas e traziam dados. Não adianta só produzir conteúdo. É preciso gerar conscientização interna”, conta Carinne.
Criar e realizar o documentário “A Voz Delas” - que terá um episódio com Negra Li, representando o presente, e outro com as gêmeas Tasha & Tracie, simbolizando o futuro - é um passo importante do núcleo e apresenta o potencial do selo. O grupo tem mais planos de conteúdo e está aberto para projetos com marcas.
Uma das ideias é aproveitar uma parceria que o BuzzFeed tem com o Theatro Municipal e gerar projetos nesse espaço nobre da cidade. “Como o objetivo é dar voz, pensamos em cocriar, fazer pontes”, acrescenta Camila. No dia a dia, as páginas do BuzzFeed Vozes na mídia social fazem nova leitura de material já produzido antes pelas marcas da empresa, sempre sob o viés da inclusão. “A gente já tinha um acervo bacana. Já tínhamos pautas raciais”, esclarece Gabriela.
Lena Castellón
A VOZ DELAS - Ficha Técnica
Idealização: Gabriel Matos, Amanda Tavares, Camila Sá e Priscila Mendes
Direção: Priscila Mendes
Produção Executiva: Camila Sá, Gabriel Matos e Carinne Sandes
Produção: Maria Clara Magalhães
Roteiro: Amanda Tavares, Priscila Mendes e Guilherme Lucio
Direção de Arte: Thiago Amarante
Criação: Milo Araújo, Alan Madeira e Guilherme Lúcio
Fotografia: Bruno Borghi
Câmeras: Mayara Efe, Maria Batalha, Bruno Borghi e Robson Bravo
Edição e finalização: Bruno Borghi
Motion designer: Raissa Araújo
Locução e conteúdo: Aline Anaya
Making of: Robson Bravo
Estratégia: Gabriela Ferraz, Amanda Tavares e Carinne Sandes
Licenciamento de obra: Jeferson Delgado e Matias Maxx