arrow_backVoltar

‘By Your Side’: em descrédito

Lloyds Bank deveria abandonar slogan, aponta pesquisa

23.07.18

Um levantamento feito por uma consultoria inglesa de comunicação e reputação, a Com Res, mostrou que a imagem do Lloyds Banking Group, do Reino Unido, está tão arranhada que a maioria das pessoas entrevistadas a respeito da instituição disse que a empresa deveria deixar de usar o slogan “By Your Side em suas campanhas.

Foram ouvidas 2.006 pessoas por meio de uma pesquisa patrocinada pelo apresentador de TV Noel Edmonds. A intenção era avaliar o grau de confiança que consumidores depositam no grupo financeiro após uma investigação da justiça sobre outra instituição adquirida pelo Lloyds, o HBOS – dona da marca Bank of Scotland.

Centenas de proprietários de pequenos negócios perderam dinheiro e seus empreendimentos por causa de um esquema fraudulento operado pelo HBOS entre 2002 e 2007. Entre as vítimas está Edmonds, que pretende processar o Lloyds em 70 milhões de libras por supostamente não atender a reivindicações de alguns dos prejudicados. O grupo comprou o banco, um de seus concorrentes, em 2008 pelo valor de 12 bilhões de libras.

Em fevereiro, um dos dirigentes do HBOS foi preso, após ter sido condenado a 11 anos de reclusão. A extensão do escândalo foi de tal forma grave que outros cinco dirigentes foram sentenciados à prisão, somando-se um total de 36 anos de encarceramento.

Segundo a pesquisa, 6o% das pessoas consideram que o caso e as subsequentes ações do grupo diminuíram a confiança do público no Lloyds. Ou seja, elas não confiam que a instituição atenderá às expectativas dos consumidores. Em relação ao slogan, 57% disseram que o banco deveria deixar de usá-lo.  Entre os clientes do Lloyds, apenas 36% acreditam que o mote pode ser utilizado normalmente.

“By Your Side” foi lançado em uma campanha criada pela Adam & Eve/DDB em 2015, marcada pelo retorno dos ícones de cavalos pretos adotados anteriormente pela marca. Edmonds declarou que o grupo financeiro gastou 25 milhões de libras nessa campanha, dinheiro que, ele ressalta, poderia ter sido usado para compensação das vítimas da fraude do HBOS (leia mais na Campaign). De acordo com o site This is Money, o apresentador registrou uma queixa na entidade que regulamenta a publicidade no Reino Unido, a Advertising Standards Authority, a respeito do uso do slogan, que chamou de hipócrita. "By Your Side" se mantém nas comunicações do banco.

‘By Your Side’: em descrédito

/