Cadê a Água do Ratinho?

Personagem de Castelo Rá-Tim-Bum, por UNICEF

10.10.24

Com o objetivo de chamar a atenção do público para os desafios enfrentados por muitas crianças que vivem em regiões onde o acesso à água potável e saneamento é limitado ou inexistente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) escala o Ratinho, personagem do programa "Castelo Rá-Tim-Bum", em campanha criada pela VML Brasil.

O filme "Cadê a Água do Ratinho?" (assista abaixo) recria uma cena da atração, em que o personagem toma banho cantando sua música. No entanto, na nova versão, ao abrir o chuveiro, ele se depara com a falta de água.

O esforço lançado no mês das crianças convida as pessoas a fazer doações (por meio da chave-pix ajude@unicef.org, saiba mais aqui) para as ações relacionadas a água, saneamento e higiene do UNICEF no Brasil, com foco em escolas e comunidades vulneráveis. Quando a meta for alcançada com a ajuda do público, será desbloqueado um novo clipe do personagem.

"Para sensibilizar sobre o tema, optamos por resgatar um ícone da infância de muitas pessoas no Brasil: o Ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum", comenta Isaac Serruya, liderança criativa da VML Brasil.

Participam da estratégia de divulgação "influenciadores" como o PodPah, Cinthya Rachel, Greengo Dictionary, Jean Capoani, Lipe Volpato, Luciano Amaral, Marcelo Tas, Nogy, Nostalgias 2000 Sabrina Oliveira.

No Brasil, dados inéditos divulgados pelo UNICEF nesta quinta-feira (10), mostram que 12 milhões de meninas e meninos vivem sem acesso adequado a esgoto. Além disso, 2,1 milhões vivem sem acesso adequado à água potável. No mundo, cerca de 600 milhões de crianças viverão em áreas com extrema escassez de água até 2040, segundo estimativa do UNICEF, no relatório “Thirsting for a Future”.

Ficha Técnica:

Agência: VML Brasil

Cliente: UNICEF (Fundo Das Nações Unidas Para A Infância)

Produto: Institucional

Título: Cadê a água do Ratinho?

ECD: Gabriel Sotero

Direção de Criação: Isaac Serruya, Alessandro Trimarco, Victor Castello, Gabriel Carletti

Redator: Vinicius Raaft, Fillipi Longuini

Managing Director: Pedro Vidigal

Storyboard Artist: Paulo Tscherniak

produtor/pós-produção: Bruno Tristão

Produtora de Som: Estudio Hélio Ziskind.

Criação, arranjo, voz e mixagem: Hélio Ziskind.

Data de produção: outubro/ 2024

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível (confira aqui). Já está à venda o ÚLTIMO LOTE de ingressos. Por conta do sucesso alcançado no ano anterior, neste lote adicionamos o Ingresso Solidário. Aproveite 15% de desconto em troca de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. Garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes: temos pacotes com 5% de desconto para cinco ingressos, 10% para 10 ou 15% de desconto para 15 ingressos, entre em contato com o Clube pelo e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Até lá.

Cadê a Água do Ratinho?