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Caminhos do Amanhã

Shell lança mininovela em break de 'Terra e Paixão'

06.11.23

A Shell Brasil irá lançar, nesta segunda-feira (6), uma mininovela chamada "Caminhos do Amanhã", no intervalo da novela "Terra e Paixão", da Globo.

Criado pela Wunderman Thompson Brasil, o projeto, realizado em parceria com a Raízen, licenciada da marca Shell, contará com cinco capítulos, de um minuto cada. O enredo trará a história da transformação da vida dos personagens Laura e Bruno, interpretados pelos atores Sophia Abrahão e Sergio Malheiros, que realmente são um casal. Na narrativa, os dois terão um bebê e se questionam se os velhos hábitos cabem no futuro mais sustentável que querem deixar para o filho.

A história pretende jogar luz sobre a questão da transição energética, proposta de passar de uma matriz de fonte de energia que utiliza combustíveis fósseis (como petróleo, gás natural e carvão, emissores de CO2), para fontes renováveis (como sol, água, vento e biomassa), que emitem menos gases de efeito estufa.

O principal desafio foi estabelecer uma narrativa cativante e acessível para comunicar o tema da transição energética – que é tão fascinante quanto complexo, e um pouco distante do grande público”, conta Glauco Paiva, gerente executivo de comunicação e responsabilidade social da Shell Brasil ao Clubeonline.

"Mas por trás dessa complexidade existe uma verdade objetiva: a energia está em tudo. Nas nossas casas, na cidade, no trabalho, nos nossos deslocamentos. A gente consome energia a todo momento. E a transição energética também já é uma realidade, com implicações práticas no nosso dia a dia, inclusive a partir das nossas escolhas e padrões individuais de consumo. Então aí havia um atalho, porque não foi preciso inventar situações novas, artificiais, para puxar o fio narrativo da campanha. Precisávamos, sim, encontrar uma boa história a partir de cenários reais, do cotidiano, e a construir uma linguagem de aproximação com o público", observa o executivo.

"Outro grande desafio, uma vez tomada a decisão de embarcar no formato de uma mininovela, foi identificar possíveis pontos de conflito entre os personagens para enriquecer a trama. Conflito dramático não é algo comum em publicidade, mas a gente sabia que, para chegar num produto final que explorasse de verdade toda a riqueza do universo da teledramaturgia, precisaríamos trazer um pouco de tensão para o enredo. E isso foi trabalhado de forma sensível e atenta desde o roteiro até a atuação e edição final", completa.

Além dos desafios citados, a viabilidade de um projeto com cinco episódios no intervalo da novela das 21h da Globo, em termos de mídia, também não é algo tão simples como a inserção de um simples filme de 30". Victor Casimiro, diretor de mídia da Wunderman Thompson, explica que o projeto foi "amarrado e costurado" com a emissora "em tempo real". "Fizemos a utilização criativa dos espaços que eles comercializam normalmente. Foi um projeto construído a muitas mãos, entre Shell Global, Shell Brasil, Raízen, Globo e WT Brasil. Projeto muito visionário, dando os melhores usos para cada um dos produtos Globo. Até então, um anunciante nunca colocou cinco diárias de primeiríssima na TV, sendo a Shell a pioneira dentro da categoria a contar essa história numa linguagem alinhada com a paixão dos brasileiros por novela”, declarou Casimiro ao Clubeonline.

O esforço também é composto por teasers de pré-lançamento (assista ao primeiro deles, abaixo), além de ativações na TV aberta e por assinatura, inserções nas redes sociais e peças para mídia impressa. O site da Shell terá uma página dedicada para a campanha, com informações sobre como a empresa desenvolve seus pilares para o futuro da energia.

A WT criou ainda uma estratégia de conteúdo e influência, inspirada no lançamento de uma novela global, com 14 "influenciadores" para Instagram e TikTok. A comunicação contará com ativações out of home no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A produção estará nas telonas por duas semanas, em mais de 200 salas nessas três cidades, em Belo Horizonte e no estado do Espírito Santo, quando a mininovela será exibida na íntegra.

Invertemos a lógica do merchan e, ao invés de levar propaganda para dentro da novela, fizemos a nossa própria novela no break. Foi um movimento ousado para o segmento, tanto do lado de mídia quanto de criação. Aproximamos a marca da vida das pessoas e abraçamos a linguagem de entretenimento com tudo. Isso é muito inovador para a marca e para categoria", defendem Alvin Shiguefuzi e Sabrina Villar, diretores de criação Wunderman Thompson.

Um questionamento que poderia surgir entre o público que acompanha a vida e o trabalho de Sophia Abrahão e Sergio Malheiros: se os atores são realmente um casal, eles não poderiam ser eles mesmos na trama, em vez de interpretar personagens, isso não traria ainda mais força para a narrativa? “Nós trouxemos a veracidade da mensagem criando uma história com um insight bastante verdadeiro para conectar com o público, que envolve uma gravidez. Então, assim como nas novelas os atores e atrizes não interpretam eles mesmos, na nossa mininovela a gente também seguiu assim. Mas quando encontramos atores que também eram um casal na vida real, achamos que poderia ser interessante para deixar a história toda mais legal. E de fato essa sinergia está refletida no material final e na divulgação da campanha”, argumenta Sabrina.

A mininovela também traz projetos proprietários da marca, como Shell Eco-marathon e Shell StartUp Engine, bem como o patrocínio ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica:

Título: Caminhos do Amanhã
Cliente: Shell Brasil
Agência: Wunderman Thompson Brasil
Produto: Institucional
Shell: Americo Silva, Glauco Paiva, Alexandra Siqueira, Roberta Nogueira, Ana Beatriz Souza, Marcela Calil, Ana Carolina Vasconcellos, Ana Luiza Petacci e Anna Costa
Raízen: Otávio Azeredo, Marina Scozzafave, Bruna Mota e Carolina Carbonieri
CCO: Keka Morelle
Direção de Criação: Alvin Shiguefuzi e Sabrina Villar
Redação: Diego Gularte, Andre Prestes
Direção de Arte: Andre Petrini, Tomaz Saavedra, Roger Alves
Diretora Executiva de Negócios: Renata Dall’Onder
Negócios: William Martins e Fabrícia Fernandes
Projetos: Mariana Vasconcelos
CSO: Stella Pirani
Head de Planejamento: Vitor Amos
Planejamento e Insights: Guilherme Gentil, Laura Loh
Head de Mídia: Vinicius Tieppo
Mídia: Victor Casimiro, Luis Marchesi, Carolina Penteado, Jessica Regueira, Vivian Pizani
Direção Geral de Conteúdo e Influência: Mariana Hasselmann
Conteúdo e Influência: Samantha Padro, Tatiani Lopatiuk, Mariana Whitehead
PR: Suellen Ciriaco e Hellen Araújo
Head de produção: Michel Gubeissi
Líder de Produção: Juliana Pereira
Produção: Maria Fernanda Domingues e Marisa Toledo
Produção gráfica: Flávio Colella
Arte final: Fernanda Fiore e Alexandre Nacif
Revisão: Otavio Mazza e a Vanessa Schunck

PRODUTORAS
Produtora de filmes: O2
Diretor: Nando Olival
Produção e Pós-produção: Breno Panfili, Carolina Moyses, Cassio Amarante, Cecilia Homem de Melo, Daniel Barjas, Daniel Favareto, Denise Borro, Ed Tamashiro, Flavia Zanini, Felipe Andriolo, Giovana de Bonis, Gustavo Nogueira, Ivan Caetano, Kaká Gonçalves, Katia Gimenez, Lito Mendes da Rocha, Maria Alice Bigatello, Rafaela Bittencourt, Rejane Bicca, Renato Gaiarsa, Rose Bichara, Tiemi Fujise, Thiago Corá
Produtora audio: A9 Áudio
Diretor Musical e de gravação: Apollo 9
Locutor: Sophia Abrahão e Lavinia Lorenzon
Compositor de trilha original: Nixon Silva
Desenhista de Som/ Editor de som/ Mixador de som: Cleuster Matos e Marcos Moretto (Som 3)
Atendimento: Nicole Bonani
Coordenação: Paloma Sol
Fotos: Estudio Tango
Fotógrafo Still: Leonardo Braga
Atendimento / AD: Pedro Amaro
Produção: Carla Fontella
Direção de Arte: Gabriela Nassar
Stylist: Guilherme Alef
Beauty: Stephanie Farah
Casting: Zaira Martinho, Talita Oliveira, Gabi Borba, Brenno Pinto
Retouch: Mr. Pixel Studio

Caminhos do Amanhã

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