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Dove transforma imagens de mulheres geradas por IA
Com o objetivo de transformar imagens de mulheres geradas por ferramentas de inteligência artificial a partir de padrões de beleza homogeneizados e em defesa da "beleza real", a marca Dove acaba de lançar a campanha global "The Dove Code", criada pela Soko.
Desde o lançamento da "Campanha pela Beleza Real", em 2004 pela Ogilvy, a marca defende a redifinição dos padrões de beleza, apresentando mulheres reais e diversas em suas campanhas. Com isso, Dove também procurou modificar o cenário da inteligência artificial.
O filme "O Código Dove" (assista abaixo) mostra como as ferramentas de IA imaginam uma "mulher maravilhosa" ou uma "pele perfeita", por exemplo. Os resultados são padrões estereotipados de beleza. Mas quando é solicitado à IA mostrar essas mesmas imagens "de acordo com a Campanha pela Beleza Real de Dove", surgem representações diversas de mulheres.
O comercial para TV e mídia digital mostra 100% de resultados reais de ferramentas de IA usando os prompts apresentados. As cenas são embaladas pela música "Pure Imagination", interpretada pela cantora Victoria Canal.
O esforço, que será exibido em mais de 30 países e também é composto por estratégia para redes sociais e peças para mídia out of home, pretende ser uma resposta aos desafios impostos pela influência da IA na criação de conteúdo.
Como parte do lançamento, Dove realizou eventos simultâneos e conectados em Nova York e Londres, revelando os resultados da pesquisa "O Real Estado da Beleza 2024", estudo conduzido pela Edelman para Dove e que envolveu mais de 33 mil participantes em 20 países. O levantamento revelou o impacto da IA na confiança corporal, com uma em cada três mulheres sentindo-se pressionada a alterar sua aparência devido à beleza artificial online.
É neste contexto que no centro da campanha está o compromisso de evidenciar os padrões de beleza tendenciosos, perpetuados pela inteligência artificial. Destacando os princípios da Dove incorporados na ferramenta, a proposta é mudar a forma como a beleza é vista na era digital, a fim de garantir mais amplitude e inclusão.
"Ficamos honrados em liderar a campanha global que marca os 20 anos de Dove pela Beleza Real. A tendência predominante nas imagens geradas por IA mostra um padrão de beleza homogeneizado, refletindo visões e estereótipos sociais. Quando a Soko testou prompts para imagens de mulheres, acrescentando 'de acordo com a campanha Dove pela real beleza', percebemos que os resultados eram indiscutivelmente mais diversos, inclusivos e reais", observa Brisa Vicente, sócia e coCEO da Soko. "Isso é um código que Dove incorporou na IA para sempre, por conta desse trabalho de duas décadas. Dove muda a IA, porque a marca tem realmente mudado a beleza", completa a executiva.
“Com o apoio incondicional da Soko, estamos orgulhosos de anunciar que esta campanha global foi liderada por uma equipe de realizadoras latinas. Adotando uma abordagem interseccional, montamos uma equipe inclusiva de talentos femininos, contando com mulheres LGBTQIA+ e profissionais negras em cargos de liderança, promovendo uma rica construção de subjetividades”, ressalta Juliana Curi, diretora do filme.
O projeto se associou a dois programas de inclusão no Brasil, o Euetu Lab, iniciativa gratuita de mentoria para jovens periféricos, e o Instituto Criar.
Recentemente, ao menos outras duas campanhas foram criadas para alterar "bugs" da Inteligência Artificial. Espie aqui iniciativa da VML Espanha para Heinz e aqui projeto da Publicis Brasil para Invisalign.
Ficha Técnica:
SOKO, agência de comunicação
Fundador e CEO/CCO: Felipe Simi
Co-CEO: Brisa Vicente
CCO: Rafael Ziggy
Diretores Executivos de Criação (ECDs): Vinicius Chagas, Rafael Alves, Marina Cota
Chefe de Design: Diego Limberti
Líderes Criativas: Nayara Lima, Juliana Jabra
Direção de Arte: Heloisa Lima, Pedro Miranda e Eduardo Diniz
Redação: Lucas Abreu e Vitória Ferrari
Líder de conteúdo: Kelly Neres
COO: Felipe Belinky
Vice-presidente de gerenciamento de contas: Renata Cintra
Head de Gestão de Contas: Verena Neves
Diretora do Grupo de Contas: Juliana Pereira
Diretora de Contas: Renata Franceschi
Gerentes de contas: Mariana Mazzoli e Julia Andreucci
VP de Operações e Produção: Larissa Kubo
Head de Operações e Produção: Lucas Cardoso
Líder do Projeto: Tatiane Donatangelo
Gerentes de Projeto: Rafael Messias; Pâmela Santos
VP de Impacto: Gabriela Rodrigues
Vice-presidente de estratégia de marca e conexões: Ana Cortat
Head de Estratégia e Dados: Mariana Esteves Cordeiro
Diretor do Grupo de Estratégia: Keid Sammour
Estratégia de Marca: Gabriella Brum
Diretor do Grupo de Dados: Matheus Facci
Estratégia de dados: Rany Higa
Diretora de Radiodifusão: Fabiane Abel
Líder de Transmissão: Fabíola Ribeiro
Sêniores da Transmissão: Bárbara Raffaeli e Renata Müller
Cliente (aprovação)
CMO Beleza & Bem-Estar NY: Leandro Barreto
CMO Dove: Alessandro Manfredi
Vice-presidente - Dove Masterbrand Global e América do Norte: Firdaous El Honsali
Diretor Global de Marca Dove Masterbrand e Estratégia: Pau Bartoli:
Gerente de marca global Dove Masterbrand: Victoria Floyd:
Marca mestre de marketing global Dove: Stella Megalou:
Produtora de imagens: Saigon
Direção: Juliana Curi
Produtores Executivos: Marcelo Altschuler, Carol Pessini
Chefe de Vendas e Estratégia: Victoria Scaff
Gestão de contas: Patricia Aguiar, Bruna Chamlian, Giovanna Saad, Karin Diniz Produção
Coordenação: Katiucia Soares, Thalita Machado
Diretora de Fotografia: Bárbara Alvarez
Cenógrafo: Poliana Feulo
Assistentes de direção: Raquel Reis, Giulia Levy
Assistente de Pesquisa e Criação: Camila Maluhy, Camy
Produtora de Linha: Traje Cris Moura
Guarda-roupa: Naiara Albuquerque
Produtora de elenco: Flávia Cocozza
Produtora de locação: Gabriela Salgado
Produtora de objetos: Patricia Di Giorgio
Maquiador: Yanke Vasconcelos
Editores: Amy Rosenberg, Malu Leopassi
Editores Assistentes: Thomas De La Rosa, Leo Garcia, Paulo Miranda
Coordenação de Pós-produção: Virgini Fares
WildCats Post Post Produtoras: Claudia Rocha, Regina Mimi
Motion Designers: Chico Jofilsan, Lívia Aprá, Gustavo Fernandes, Diego Bischoff
Colorista: Adonias Dantas
Postagem AI/VFX: The Mill
Postagem de efeitos visuais: Nash
Movimentos de IA: Miguel Karbage
Estagiário de Direção - Instituto Criar: Najô Ribeiro
Estagiária de Direção - Programa de Mentoria Euetu Lab: Bárbara Fernandes
Estagiária de Fotografia - Instituto Criar: Juliana Santos
Díprodo
Produção de movimento: Diprod Studio
O moinho
Produtor Executivo Sênior: Matthew Loranger
Diretores Criativos: Sina Taherkhani, Christian Nielsen, Jeffery Dates
Produtores: Dara O'Cairbre, Nicole Melius, Chloe Gauthier
Designer: Gamma Savage
Compositores: Ryan Wehner, Daniel Miller, Piotr Bednarczyk, Katerina Arroyo
Produção Musical e Licenciamento: Big Sync Music
Diretor de Criação: Justin “Commie” McMullen
Licenciamento: Dominic Caisley
Supervisora Musical: Alexandra Carlsson Norlin
Diretora de parcerias artísticas: Lauren Thackray
Produção Musical - Resistente
Compositor - Adina Nelu
Produção de áudio: robusto
Produtores: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini, Rud Lisboa e Renan Marques
Gestão de contas: Debora Carvalho, Thais Gazoli, Karin Reis e Ana Peluzo.
Coordenação: Larissa Durante e Fabi Lugli
Media.Monks - Manual de Prompt de Beleza Real
Conta e Produção
Emma Valk - Diretora de Conta Sênior
Florian Raiz - Diretor de Negócios
Tim Blokker - Gerente de Projeto Sênior
Estratégia e experiência do usuário
Amanda Bao - Diretora de Estratégia
Fabiola Nardecchia - Diretora Associada de UX
Arte criativa
Angélica Ortiz - Tecnóloga Criativa Sênior
Ayca Turan - Jr. Tecnóloga criativa
Joost Huver - Diretor de Design
Matthijs Klip - Diretor Criativo do Grupo
Joe Jackson - redator criativo sênior
Ryan Hanson - redator sênior
Callie Edwards - redatora criativa
Jelske Driessen - Criativo
Lucia Sordelli - Arte e Ilustração
Margherita Giottoli - Designer
Maria Goncharova - Estagiária de Arte e Ilustração
Megan Jemuel Jezer Palero - Diretora de Animação