arrow_backVoltar

Campanha global

Apple transforma câmeras de vigilância em pássaros

16.07.24

A Apple apresenta nova campanha global com foco em privacidade, criada pela TBWA/Media Arts Lab e projetada para mostrar como os iPhones protegem os usuários da vigilância constante.

Dirigido por Ivan Zacharias, o filme “Flock” (assista abaixo) lembra o clássico longa-metragem "Os Pássaros" (1963), de Alfred Hitchcock, ao trazer uma representação fantástica e distópica de câmeras de vigilância parecidas com pássaros perseguindo e atacando pessoas com celulares, para observar seus dados de navegação.

O rebanho cresce a cada câmera de vigilância e o rastreamento se torna enervante, até que os usuários do iPhone começam a usar o navegador Safari para proteção de privacidade.

A campanha acena para as medidas da Apple que permitem aos usuários cancelar o rastreamento de aplicativos de terceiros e impedir o rastreamento entre sites no Safari.

Para criar o filme, a Apple e a TBWA/Media Arts Lab conduziram um estudo sobre os movimentos e comportamento dos pássaros para projetar as câmeras de vigilância voadoras, em parceria com a House of Parliament e a Legacy Effects (a empresa de efeitos especiais por trás de personagens como Baby Yoda e Groot).

Cada "ave de vigilância" foi projetada em relação ao seu ambiente. Aquelas encontradas perto do oceano, por exemplo, têm aparência de gaivota e estão cobertas de ferrugem, enquanto as câmeras instaladas em estacionamentos escuros lembram morcegos.

A campanha surge no momento em que o Google adiou seus planos de remover os cookie de seu navegador, em parte devido a reclamações de anunciantes.

 

Campanha global

/