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Coca-Cola convida a deixar preconceitos de lado
Se basta um segundo para se criar um preconceito, a Coca-Cola lança a campanha global "Let's take an extra second", em que propõe um segundo a mais para derrubar estereótipos.
De acordo com a "Threat Theory", idealizada pelos psicólogos sociais Walter S. Stephan e Cookie White Stephan, quando desenvolvemos um preconceito, certos estereótipos são associados a eventos negativos. Isso nos leva a perceber o outro como diferente de nós e, portanto, como uma ameaça. Por meio desta campanha, a Coca-Cola pretende mudar este processo e a construção desta percepção.
A campanha parte de ação, chamada "Experiment" (assista abaixo), e conta com três outros filmes que retratam histórias reais de uma avó, uma modelo e um grupo de crianças, cujas experiências pessoais mostram que atrás de um preconceito está uma pessoa e uma história que vale a pena conhecer.
Criada pela agência espanhola The Cyranos McCann, produzida pela Landia e dirigida por Andy Fogwill, a campanha poderá ser vista em todo o mundo, por meio das plataformas online da Coca-Cola.
"Nossa missão na Coca-Cola é a de inspirar momentos de felicidade. Hoje podemos conseguir isso graças a uma campanha que nos convida a tomar um segundo extra para se livrar de preconceitos e estereótipos e para conhecer as pessoas ao nosso redor e apreciar suas singularidades. Isso significa ser capaz de nos abrir e aceitar os outros do jeito que eles são", diz Guillermo Giménez y Brotons, Communication Director for South Latin da Coca-Cola.
"Hoje, todos os líderes do mundo concordam em uma coisa, a desigualdade é o maior problema que a humanidade está enfrentando, e o principal motor da desigualdade são os preconceitos", comenta Leandro Raposo, presidente criativo da Cyranos McCann.
"A Coca-Cola é provavelmente a marca que fala mais sobre a igualdade na sua comunicação, e também como produto é um dos mais democráticos no mercado. É por isso que é natural para nós desenvolver esta campanha por meio da qual falamos sobre preconceitos, mas não por sermos 'politicamente corretos', mas retratando casos reais de uma forma quase interativa: preconceito em primeira pessoa, pois, em maior ou menor grau, todos somos tendenciosos (...). Essa campanha nos pede para dar mais um segundo, com o intuito de nos livrarmos de generalizações na maneira de olhar para o outro", acrescenta.
Ficha Técnica:
Client: Coca-Cola
Name: Let's take an extra second
Advertiser Supervisor: Luis Gerardin, Guillermo Giménez y Brotons, Marta Fontcuberta, Alberto Velasco, Marina Saroka, Sol Jares Canovas, Ana Amura.
Agency: The Cyranos McCann
Creative President: Leandro Raposo
Executive Creative Director: Pablo Colonnese
Managing Director: Federico Duberti
Creative Director: Eduard Cubel / Jaume Rufach
Planning Director: Oriol Bombi
Account Director: Marta Grasa
Account Executive: Laia Gilibets
Production Director: Alba Riart
Production Assistant: Paulina Ramírez
Production Company: Landia
Director: Andy Fogwill
Executive Producer: Nico Cabuche
Post coordinator: Luciano Taccone
Director of Photography: Christos Voudouris
Producer: Inma Gutierrez & Zico Judge
Editor: Pablo Mari
Advertiser production company: La Verde Pro
Music: Hold me now
Performer: The Polyphonic spree