Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Volvo quer carros igualmente seguros para ambos os sexos
As mulheres são mais propensas a se ferirem em um acidente de carro, segundo dados da Volvo Cars, em parte porque os bonecos de teste de colisão masculinos são o padrão. E mesmo quando um boneco feminino está sendo usado, geralmente é apenas uma reprodução do outro, em menor escala. Como resultado, a maioria dos carros é mais segura para os homens.
Com o objetivo de mudar esse cenário, a equipe de Pesquisa de Acidentes da Volvo Cars compilou dados sobre acidentes reais desde a década de 1970, debruçando-se sobre eles em busca de entender melhor o que acontece durante uma colisão - independentemente do tamanho, sexo ou formato do corpo. Segundo a montadora, o esforço tornou possível que a Volvo projetasse seus carros de uma forma a proteger igualmente homens e mulheres.
Em nova campanha global assinada Forsman & Bodenfors, chamada "The E.V.A. Initiative" (Equal Vehicles for All), a Volvo está, pela primeira vez, oferecendo esses seus conhecimentos sobre segurança em uma biblioteca digital, e incentiva toda a indústria automobilística a utilizá-los.
"Como uma mulher entrando em um carro, você supõe que está tão bem protegida quanto um homem", declara Sophia Lindholm, uma das criativas por trás da campanha. "Infelizmente, isso não é verdade para todos os modelos de carros - e é por isso que a Volvo quer destacar essa questão e realmente fazer algo a respeito", continua ela.
De acordo com a montadora, as diferenças anatômicas entre homens e mulheres são cruciais quando se trata de taxas de lesões em acidentes de automóveis. Não só em termos de peso e altura, mas também de massa e força muscular.
"Ao coletar dados por um longo tempo, foi possível identificar quais diferentes lesões surgem em acidentes para homens, mulheres e crianças", diz o dr. Lotta Jakobsson, especialista técnico sênior do Volvo Cars Safety Center.
No centro da campanha está este site, onde é possível baixar a pesquisa e ler mais sobre o projeto e sobre como a Volvo Cars está utilizando os dados coletados nos recursos de segurança de seus modelos.
A comunicação também inclui filme (assista abaixo), outdoor, peças para mídia impressa e estratégia digital.
Ficha Técnica:
ADVERTISER: Volvo Car Corporation
CLIENTS: Louise Ahlström
CREATIVE AGENCY
CREATIVE AGENCY: Forsman & Bodenfors
COPYWRITER: Hampus Elfström, Simon Lublin, Jacob Nelson
ART DIRECTOR: Karl Risenfors, Leo Dahl, Adam Ulvegärde, Sophia Lindholm
PLANNER: Trine Keller-Andreasen, Daniel Sjöstrand
STRATEGIST: Peter Gaudiano (Web)
PRODUCER: Lena Sellman
ACCOUNT EXECUTIVE: Katarina Klofsten, Ewa Edlund
WEB DESIGN: F&B Inhouse
ARTWORK: Martin Joelsson, Ingrid Arnsand Jonsson
ACCOUNT SUPERVISOR: Magnus Wretblad
PR: Maja Bredberg, Bjarne Darwall
MEDIA AGENCY
MEDIA AGENCY: Mindshare
PRODUCTION COMPANY
PRODUCTION COMPANY: New Land
EXECUTIVE PRODUCER: Erik Torell / Therese Engberg
DIRECTOR: Laerke Herthoni
DOP: Rasmus Videbaek
PRODUCER: Joel Rostmark
EDITOR: Johan Söderberg
CHOREOGRAPHY: Amy Gardner (Dancer)
POST PRODUCTION / VFX
COLOURIST: Simon Bourke @ Framestore
VFX SUPERVISOR: Joel Lindman
CG DIRECTOR: Laurent Clermont (Creative)
ONLINE: Rajdarn Elderado @ Chimney
SENIOR COLOUR PRODUCER: Chris Anthony @ Framestore
POST PRODUCER: Moa Looft @ Chimney (Online)
VFX EXECUTIVE PRODUCER: Anton Söderhäll @ Goodbye Kansas
VFX: Goodbye Kansas
VFX PRODUCER: Linda Öhlund @ Goodbye Kansas
FX LEAD: Filip Orrby
GRADE: Framestore
MUSIC
PERFORMER: Lapalux
MUSIC : Ninja Tune Ltd. / London (Master Rights), Just Isn't Music Ltd. / London (Publishing Rights)
SONG: “Without You (feat. Kerry Leatham)”
SOUND
SOUND COMPANY: Factory Studios
AUDIO PRODUCER: Lucy Spong @ Factory Studios
SOUND DESIGN & MIX: Jon Clarke @ Factory Studios
OTHER
CGI: Superstudios (CGI Stills)