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Campanhas escaladas

Google e startup de Alagoas lançam solução com IA

04.04.24

Uma história iniciada em 2016 com um designer de Alagoas, que teve sua startup acelerada pelo Google, se transformou em uma parceria com o próprio Google que pode ter reflexos globais. Essa é uma das expectativas em torno do acordo fechado entre a Trakto e a big tech, que anunciaram nesta quinta-feira, 04, o lançamento da plataforma Trakto Studio, que utiliza IA generativa na criação de anúncios digitais que necessitam de escala.

A solução foi incorporada ao Google Ads e ao Google Merchant Center (em que vendedores fazem upload das suas listas de produtos para uso no Google Shopping) e passa a ser oferecida primeiramente aos grandes anunciantes que investem no Google e em seus produtos como mídia. Disponível em modo beta em 2023, a solução já começou a ser utilizada por algumas marcas no Brasil. No segundo semestre, ela também foi oferecida para mercados latino-americanos. A Trakto Studio pode criar em português, inglês e espanhol.

A base da ferramenta é a IA generativa do Google Cloud e a plataforma Vertex AI, que dá acesso aos modelos de linguagem mais avançados do Google, caso do Gemini. Mas qualquer marca que queira escalar campanhas ou que tenha e-commerce, por exemplo, pode acionar a Trakto, que informa que estuda o projeto para definir o que faz sentido para a empresa. Os preços são definidos conforme o volume de anúncios gerados, esclareceu Paulo Tenório, designer, fundador e CEO da Trakto.

Dentro das propostas comerciais do Google, a Tratko Studio é indicada especialmente para as campanhas do tipo Performance Max, que utiliza a IA para distribuir peças para todas as plataformas da big tech, inclusive YouTube, Gmail, Google Maps e busca. Isso porque é necessária uma vasta produção de anúncios que, frequentemente, mantém o conceito criativo, mas que apresentam variações, seja de cores, de personagens, de textos.

Com a parceria, estamos oferecendo aos clientes uma ferramenta para escalar a produção de peças de forma ágil e versátil para explorar ao máximo nossas plataformas de publicidade”, afirmou Gustavo Souza, diretor-geral de produtos de publicidade e soluções para clientes do Google.

Como um Photoshop

Na nova plataforma, com um clique é possível fazer, em cerca de 10 segundos, com que uma planilha com mil produtos se transforme em anúncios personalizados (estáticos ou vídeos). Tenório fez uma comparação para esclarecer como a ferramenta funciona: é como se a marca recorresse a um programa como o Photoshop para trabalhar nas peças variadas de uma campanha. O anunciante passa o briefing e a agência - ou uma equipe interna - acessa o software, como se fosse um editor de imagens, e desenvolve o projeto com comandos passados para a IA.

Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina, contou que a disponibilidade da Trakto Studio deve ajudar a enfrentar um quadro detectado em pesquisas da empresa. Dos grandes anunciantes que investem nos produtos da big tech, 98% não utilizam múltiplos formatos. “Esperamos tornar a vida de profissionais de criação mais fácil e permitir que eles gastem mais tempo com o que importa: usar a criatividade a favor dos negócios”.

Desafios da IA generativa

Por ser designer, Tenório recorreu a sua experiência para ressaltar que profissionais de criação não devem temer a tecnologia, muitas vezes vista como ameaça à manutenção de empregos. Segundo ele, a razão está no fato de que a ferramenta “tira da frente a parte chata”. No passado, Tenório tinha de "fazer na mão" diversas versões de uma campanha, apresentá-la ao time de marketing e aguardar aprovações - e enfrentar as idas e voltas de ajustes. “A tarefa repetitiva torna o trabalho cansativo. Com a automatização da IA, o profissional terá mais liberdade para ser mais criativo”, defendeu.

Ele observou que nenhuma ferramenta de IA funciona sozinha. A tecnologia precisa do humano. Elaborar os prompts, por exemplo, é uma maneira de colocar a criatividade em ação. “Recomendo até que os designers júniores devem iniciar suas carreiras estudando a IA”, emendou. Tenório comentou ainda que já existem estudos demonstrando que a demanda por profissionais criativos aumentou desde o surgimento de plataformas de IA generativas mais acessíveis para o público. “O profissional criativo tem de se sentir dono da peça. A criatividade tem de fazer parte do trabalho. O que será eliminada com a IA é a atividade repetitiva”, reforçou.

Outro desafio está nos vieses da tecnologia. Negro e nordestino, Tenório declarou que a representatividade é uma de suas preocupações. Na Trakto está sendo construído um dataset (conjunto de dados) regionalizado, com imagens e banco de vozes. “O sotaque de Arapiraca, no interior de Alagoas, é diferente do de Maceió”, afirmou. Outro exemplo que deu é o uso comum de vozes que refletem as falas do Rio de Janeiro e de São Paulo. E se fosse uma campanha a rodar na Bahia em que a peça tivesse alguém falando com sotaque de Pernambuco? Certamente daria confusão, alegou.

De acordo com Tenório, a construção de datasets próprios ajudará a combater a falta de representatividade que muitas vezes é o ponto crítico de campanhas publicitárias, ainda mais se elas forem escaladas.

No caso de projetos desenvolvidos com anunciantes e agências, as campanhas deverão utilizar os datasets das marcas. Ou seja, serão informações, imagens e banco de dados com os quais as empresas já trabalham - e sobre as quais têm responsabilidades.

O tema é sensível para o Google, que em fevereiro suspendeu a geração de imagens pelo Gemini devido a "imprecisões em algumas representações históricas" - e raciais -, o que foi reportado por pessoas que testaram a IA. Um caso que se tornou conhecido foi o pedido de um usuário para que o Gemini gerasse fotos de soldados alemães no período nazista. O resultado trouxe imagens de militares negros.

Outro problema frequentemente relacionado à inteligência artificial, o direito autoral, terá como suporte as políticas já praticadas pela big tech e os mecanismos que rastreiam registros e fazem o monitoramento de arquivos protegidos. Já a Trakto garantiu que os datasets que desenvolveu têm direitos comprados.

No mundo

Newton disse que, entre outros escritórios no mundo, o Google conta com uma ferramenta de IA que ajuda no processo de escalar campanhas, mas que atende casos mais específicos. A solução funciona apenas com base no inglês. “Uma parceria tão profunda e criativa como a que temos no Brasil não existe em outro mercado. Esta é uma plataforma cocriada”, esclareceu.

Lançada em 2015, a Trakto teve o apoio da big tech pelo programa Google For Startups (em 2016) e depois pelo Black Founders Fund (em 2021). Foram realizados outros encontros com especialistas promovidos pelo Google, como um no Vale do Silício, em 2022. Com a plataforma que se tornou a Trakta Studio, já foram desenvolvidos projetos com anunciantes como Electrolux, Madeira Madeira e Amazon. Na América Latina, a solução está disponível para os seguintes países: México, Peru, Argentina, Colômbia e Chile.

No caso da Amazon, a startup de Alagoas criou peças para a campanha de Black Friday. “Geramos milhares de ads em poucos segundos”, lembrou Tenório. E Newton completou: “Grandes marcas globais como Amazon estão trabalhando para expandir a parceria para outros mercados”.

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