Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Marca não terá modelos brancas em suas campanhas
A marca de acessórios MOGA, da Austrália, decidiu não trabalhar mais com modelos brancas nas suas futuras campanhas publicitárias, em um esforço para buscar trazer uma reflexão ao mercado sobre a falta de espaços e oportunidades na indústria da moda para profissionais de outras raças.
Esta não é a primeira vez que Azahn Munas, designer e diretor de criação da empresa, usa a MOGA para destacar questões sociais No passado, a marca especializada em xales coloridos, produziu uma campanha para celebrar a beleza dos modelos negros e criou uma echarpe com as cores da bandeira LGBT, celebrando o fato de o Parlamento da Austrália ter legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O atual processo de seleção da MOGA para escolha de casting informa que as modelos brancas não serão consideradas e convida as outras mulheres, de "todas as formas e tamanhos", e que morem "em qualquer lugar do mundo", a enviar fotos, se tiverem interesse de atuar como modelo da marca por um período de 12 meses.
A decisão da empresa está gerando polêmica nas mídias sociais. "Eu decidi adotar essa política como um meio catalisador para levar as pessoas a debater uma questão que é muito importante para mim: raça e sua representação na indústria da moda. Eu quero explorar essa noção de 'poder branco' na moda e por que tantas pessoas em nossa indústria estão perpetuando esse conceito, consciente e inconscientemente. De certa forma, nossa política está essencialmente 'virando a mesa' e mudando o equilíbrio de poder em favor das minorias", defende Munas.
"Embora seja definitivamente excludente, num contexto mais amplo, é uma decisão em nome da inclusão. Esperamos conseguir tração suficiente na mídia para alcançar pessoas em todo o mundo que estão sub representadas na indústria da moda, para que possam fazer parte do nosso movimento e nos ajudar a representá-las no futuro", argumenta o designer.
Confira abaixo o vídeo da MOGA, "Can showing more minorities change our idea of beauty?", sobre o tema.
Leia a entrevista completa de Munas à revista Teen Vogue, aqui.