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#Cancelado

Estudo avalia gestão de risco reputacional em contratos com 'influencers'

28.01.25

Semana passada, viralizou uma planilha que trazia avaliações anônimas sobre "influenciadores", sob a perspectiva de profissionais de agências ou empresas que já trabalharam com nomes como Gil do Vigor, Sabrina Sato, Paola Oliveira, Bruna Marquezine e Larissa Manoela, por exemplo.

Em meio ao burburinho gerado pela planilha, o Reglab, think tank especializado em pesquisa e consultoria, apresenta um estudo que dialoga com o tema, chamado “#Cancelado: a gestão do risco reputacional em contratos com influenciadores digitais”, realizado por Sophia Garnica Melucci, advogada e especialista em governança digital.

O ensaio aborda a mudança na dinâmica de contratos de marketing com "influenciadores" digitais, em comparação com os contratos tradicionais da indústria do entretenimento no século XX.

Segundo o estudo, os "influenciadores" têm mais poder de negociação, o que cria um "ambiente de maior equilíbrio nas relações contratuais. Essa evolução ressalta o crescente impacto dos 'influenciadores' na gestão estratégica de suas carreiras e negócios".

A pesquisa destaca como as agências de marketing de influência desenvolvem estratégias para mitigar as práticas de gestão de risco reputacional no contexto dos contratos com "influenciadores" digitais.

A proposta é buscar entender como a transformação das relações contratuais afeta a gestão de riscos reputacionais, o custo-benefício da aplicação da "cláusula moral", a importância de focar na prevenção em vez da necessidade de se usar medidas corretivas, a falta de padronização no setor e a função autorreguladora do mercado.

O estudo conclui que o futuro do marketing de influência dependerá da "capacidade do setor de equilibrar medidas preventivas com soluções contratuais eficazes".

Espie o estudo completo aqui.

Este é o primeiro Ensaio Reglab produzido. A iniciativa tem como proposta reunir autoras e autores para compartilhar artigos exclusivos sobre temas de governança digital e inovação.

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