arrow_backVoltar

Cannes Lions 2013

Andrew Greenlees, da CDN, fala sobre a categoria PR

17.06.13


O Brasil faturou 6 Leões na categoria PR (confira aqui). Desse total, três são de ouro e três de prata.



A categoria PR passou a fazer parte do Festival de Cannes em 2009.



De lá pra cá, conquistamos um Leão em 2009, três Leões em 2010, dois em 2011 e nenhum em 2012 (situação revertida em grande estilo este ano).



As peças que levaram ouro, em 2013, foram Immortal Fans, da Ogilvy para Sport Club Recife, e Real Beauty Sketches, também da Ogilvy para Dove (esta abocanhou dois ouros).



My Blood is Red an Black, da Leo Burnett TM para Hemoba, Censored Tweet da DM9DDB para Amnesty International, e Deforest Field da Grey 141 para WWF levaram para casa um Leão de prata cada.



De acordo com Andrew Greenlees, vice-presidente da CDN e representante brasileiro no júri de PR, em Cannes, estes cinco anos de existência da categoria foram de aprendizado e, principalmente, de evolução. "A cada ano, o Brasil e demais países participantes ganham mais experiência para inscrever as peças e conseguir se destacar no Festival. É um processo que permite que as agências de PR passem a enxergar oportunidades de integrar seus projetos, que incluem construção de imagem e relacionamento, a ações de engajamento nas redes sociais, produzindo imagens e vídeos impactantes", analisa Andrew.



Embora a categoria remeta às empresas especializadas em Relações Públicas, no Brasil ainda são as agências de propaganda que mais enviam trabalhos e conseguem ganhar Leões na categoria. "A atenção das agências de PR no Brasil ainda não está voltada para prêmios, em Cannes, por uma questão de prioridade estratégica até em relação à demanda do cliente. Outro ponto importante é o custo que envolve criação e inscrição de cases, que é alto e geralmente não é previsto pelas agências de PR", diz Andrew.



Andrew também destaca o fato de, nesta categoria, não se observar inscrição de trabalhos criados apenas para festival, os chamados 'fantasmas', o que torna a categoria ainda mais consistente e efetiva.



Desde que o capítulo de PR foi criado, o Brasil inscreveu o seguinte número de peças - que vem crescendo a cada ano:



2009: 26 peças

2010: 42 

2011: 58

2012: 85

2013: 92



por Luciana Lima


Cannes Lions 2013

/