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Cannes Lions 2014

WPP, Viacom e Twitter discutem integração

20.06.14


O Cannes Debate 2014 teve participantes de peso: Sir Martin Sorrell, CEO do grupo WPP; Philippe Dauman, presidente e CEO da Viacom; e Dick Costolo, CEO do Twitter. A palavra de ordem da palestra foi integração.



Sorrell, honrando sua história como homem de negócios, compartilhou grande quantidade de dados sobre o mercado de mídia (nos Estados Unidos e fora dele) e o faturamento de Viacom e Twitter para então iniciar uma discussão sobre rumos do mercado - e, acima de tudo, como plataformas tradicionais e recém-estabelecidas estão se integrando.



Se por um lado Dauman defendeu que a Viacom "atinge pessoas de dois a 102 anos no mercado norte-americano" e destacou o crescimento da companhia na Índia e no mercado europeu, Costolo insistiu no posicionamento do Twitter como a melhor plataforma para que as pessoas saibam o que está acontecendo no mundo no exato instante em que a acessam.



O passo seguinte foi discutir formas de integração das duas empresas com outros players do mercado. A Viacom, por exemplo, tem investido em medir a repercussão de seus programas em redes sociais e incluir esses dados nos argumentos para venda de espaço publicitário. Além disso, é comum que empresas do megaconglomerado de mídia se associem ao Twitter para lançar produtos (cds de artistas, por exemplo).



O CEO do Twitter, por sua vez, detalhou a estratégia de se unir a grandes varejistas para explorar e-commerce dentro da plataforma. "Estamos olhando menos para o e-commerce tradicional e mais para o tipo de venda que só faz sentido no momento em que o usuário está em contato com determinado conteúdo, ou com o que está experimentando na hora", disse Costolo. Como exemplo, citou o uso da hashtag #amazonchart para ter produtos adicionados ao carrinho virtual da Amazon via Twitter; e a promoção de Amex e da rede de supermercados Whole Foods em que ao usar determinada hashtag, consumidores ganhavam vouchers de desconto para serem usados na próxima compra nas lojas da rede.



Sorrell: Piadas com Copa e Publicis

Afora a discussão com foco em negócios, em que o Brasil foi citado pelos três participantes como mercado chave para expansão, Sorrell começou o debate comentando a camiseta da Seleção Brasileira que vestia (com autógrafo de Pelé no peito). "Dada a derrota da Inglaterra ontem, adotei minha cidadania brasileira", brincou. "O Pelé é meu novo amigo."



Ele também fez piadas com o fracasso da fusão entre Publicis e Omnicom. Com o claro propósito de fazer graça com o tema, ele citou um exemplo bem sucedido de fusão conduzido por Dauman para, então, cutucar os grupos concorrentes: "Qualquer um querendo fazer uma fusão entre 'iguais' deveria ouvir atentamente o que Dauman está dizendo."


Cannes Lions 2014

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