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Cannes Lions 2014

As lições de PR para o mercado brasileiro (com vídeo)

16.06.14


Comentando o resultado do Brasil em PR, Mauro Silva, sócio e VP de planejamento da LiveAD (e jurado da categoria), listou algumas das lições que podem servir de incentivo para melhorar o desempenho do Brasil no próximo ano. Segundo ele, pequenas mudanças nos cases poderiam ter aumentado o número de Ouros em 2014. De um (leia resultado completo aqui), poderíamos ter chegado a cinco: Silva acredita que eram merecedores do prêmio os cases "Despedida da Kombi", da AlmapBBDO para Volkswagen; "Brahma Seleção", da Africa para Brahma; "#Somostodosmacacos", da Loducca para Neymar Jr.; e "SAT-JF17", da Loducca para Record Collection.



Confira, abaixo, as lições que o mercado brasileiro pode levar para o Brasil e veja também (na TVCCSP) a declaração de Mauro Silva.



- Foco nos critérios: houve uma tensão constante no júri entre propaganda e relações-públicas - prevalecendo a última. Como a totalidade dos cases brasileiros vencedores foi criada por agências de propaganda, o tom das inscrições, em alguns casos, não primou pelos critérios levados em conta em PR - e afetou o desempenho dos cases. Foi o caso de "Brahma Seleção", por exemplo.



- PR em primeiro lugar: o GP, ganho por "The scarecrow" (leia mais aqui), é uma história multiplataforma baseada em uma verdade da marca - a qualidade dos ingredientes, comunicada pelo slogan "Cultivate a better world" - o que trouxe um grande ganho de credibilidade. Este aspecto foi repetidamente destacado como o grande diferencial da disciplina no mix de marketing em relação às demais categorias.



- Grandes players: Mauro acredita que o papel de grandes grupos de comunicação globais investindo mais em PR pode ser muito poderoso para o mercado brasileiro - os inputs da disciplina beneficiam entregas de todas as demais.



- Timing: parte do júri renegou o case "#Somostodosmacacos", considerando oportunista o papel de Neymar na campanha - como se o jogador tivesse usado a oportunidade para se autopromover. Segundo Silva, que não concorda com este ponto de vista, a opinião se deveu em parte por questões culturais de um júri internacional. Ele também enalteceu o timing da campanha, um bom exemplo de real time response.



Afora as lições, algumas curiosidades marcam o júri de PR. Vamos a elas:



- O número de inscrições de agências de propaganda ainda supera o das de PR, e o tema tomou todo boa parte do tempo da coletiva de imprensa. Philip Thomas, CEO do Lions Festivals, ressaltou que o número de inscrições por agências de PR subiu de 26% do total de trabalhos em 2013 para 40% neste ano.



- "Bald Cartoon" agradou: o case da Ogilvy para o GRAACC que deixou personagens de cartoons carecas ganhou Ouro e, para alguns jurados, merecia disputar Grand Prix - mas, por ser campanha para instituição sem fins lucrativos, ficou de fora.


Cannes Lions 2014

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