arrow_backVoltar

Cannes Lions 2014

Mate a criação e seja mais criativo

15.06.14


Para Michael Lebowitz, CEO e fundador da nova-iorquina Big Spaceship, não há razão para manter cargos como "diretor de criação" ou mesmo a lógica de um departamento de criação que concentre a "tarefa" de ser criativo. Segundo ele, todo mundo deve exercitar criatividade em suas funções - e rotular algumas pessoas de "criativas" inibe tal propósito. "Não estou propondo matar os criativos", brincou Lebowitz. "Mas sim a estrutura que está ao redor de vocês".



Para ele, a estrutura organizacional é o maior desafio de empresas no século XXI. A lógica de silos que concentrem funções específicas é reflexo de um modelo econômico estritamente industrial - focado em processo de produção repetitida. Num momento em que a economia é mais e mais pautada por ideias, inovação deve ser o resultado do trabalho de empresas (e agências) e, portanto, processos repetitivos não surtem efeito.



Ele dividiu com o público presente no Grand Audi as quatro regras que pautam a estrutura da Big Spaceship, uma agência que nasceu como produtora digital nos anos 1990. Confira abaixo:



1) Defina seu propósito: segundo ele, performance acima da média depende de objetivos de negócio claros;

2) Cultura importa: Lebowitz defende que cultura organizacional é "algo vivo e dinâmico, que depende de comportamentos e indivíduos" que compõem a empresa. E ela impacta na forma como a empresa trabalha;

3) Construa um processo de trabalho: embora seja a favor de matar silos, ele defende o uso de macroestruturas de solução de problemas como forma de resolvê-los;

4) Elimine a ideia "preciosa": o cerne da palestra de Lebowitz era desmistificar a criatividade. Permitir que ideias sejam melhoradas em grupo (de forma positiva) - matando a dinâmica de sacadas geniais de uma pessoa só - é o caminho para isso.



Aqui você confere o manual da cultura da Big Spaceship, definida por iniciativa dos próprios profissionais da agência num evento interno batizado de Hack the Spaceship


Cannes Lions 2014

/