Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
S&S apresenta vídeo concebido, filmado e editado por máquinas
Anualmente, a Saatchi & Saatchi se propõe a exibir, durante o The New Director’s Showcase, realizado no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, novos talentos da direção de todo o mundo.
Este ano, a rede questiona: “Um filme feito por máquinas é capaz de emocionar você?”.
Trabalhando em conjunto com a Team One e a Zoic Labs, a S&S informa que reuniu um elenco de inteligência artificial, algoritmos e máquinas, como um estúdio montaria uma equipe de filmagem tradicional.
Para criar o vídeo - concebido, filmado e editado por máquinas - os envolvidos usaram diversas tecnologias, incluindo Watson da IBM, Ms_Rinna da Microsoft, software de reconhecimento facial da Affectiva, dados de EEG e um programa de arte neural customizado.
O filme estreia no aniversário do matemático Alan Turing (1912-1954), no próximo dia 23 de junho. Assista ao trailer, abaixo.
"Alan Turing foi a primeira pessoa a fazer a pergunta ‘As máquinas podem pensar?’, que leva imediatamente à questão - as máquinas podem ser criativas? Começamos a ver máquinas fazendo coisas novas e surpreendentes que são esteticamente atraentes. A grande questão que permanece sobre Criatividade Artificial é se a máquina é capaz de compreender o significado daquilo que criou. É interessante explorar o potencial de construir máquinas que simulam a inteligência humana, mas o futuro realmente emocionante está desenvolvendo novas formas de inteligência criativa bastante diferentes da nossa", declara Ruairi Glynn, diretor do Laboratório de Arquitetura Interativa da Faculdade de Arquitetura Bartlett, da UCL.
"O que define um diretor? Vinte e cinco anos atrás, no começo da New Director’s Showcase, os diretores eram um tipo específico de pessoa com um conjunto particular de habilidades. Mas a tecnologia tem feito essa definição evoluir desde então. Agora, novos diretores estreiam todos os dias em plataformas online como YouTube, Vine e Snapchat. Simplesmente nos perguntamos como será um diretor daqui a 25 anos. Seria ele humano?", questiona Chris Graves, diretor de criação da Team One.
Leia todas sobre Cannes aqui.