Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Simplicidade guiou escolha de Leões
O júri do Innovation Lions 2015, presidido por Nick Law (CCO global da R/GA), privilegiou ideias novas que proporcionam mudanças de forma simples. “Este é o melhor conjunto de trabalhos que eu já vi”, disse Law, que foi jurado de Cannes por quatro vezes. “Vimos todo tipo de coisa, e não acredito que não inscreveram o selfie stick”, brincou.
O Grand Prix, “3 words to address the world”, foi escolhido por indicar uma possível mudança de um problema seríssimo de comunidades com população de baixa renda: a dificuldade de ter um endereço formal e, com isso, conseguir ter acesso a serviços básicos como água, luz e correios.
O método desenvolvido pela empresa britânica What3Words usa geolocalização para permitir a criação de um novo sistema de endereço: quadrados de 3 m2 que podem ser batizados com 3 palavras (exemplo: clube.criação.sp) e, por se tratar de um sistema, permitiria que regiões isoladas ou não-planejadas (como favelas ou comunidades) possam formalizar endereços.
Questionado pelo Clubeonline sobre a escalabilidade do projeto, Nick Law identificou apenas um problema. “O mundo todo já está mapeado. A questão é as pessoas saberem disso e as instituições adotarem o sistema.” A Rocinha, no Rio de Janeiro, aparece no video case.
A maioria dos cases premiados na categoria trazia benefícios à sociedade, estando ou não associados a marcas. “Estávamos procurando por problemas a serem resolvidos e há muitos problemas sociais para serem resolvidos”, justifica Law, negando, no entanto, que houve qualquer direcionamento para que causas “do bem” fossem privilegiadas.
“O que notamos é que o propósito de marca é algo que contribui para inovar”, diz Ben Cooper, group innovation director da M&C Saatchi Austrália.
Por fim, os jurados deram um recado claro aos participantes: é preciso apresentar cases realmente inovadores.
“O que era mera ação publicitária ficava claro muito rapidamente”, disse Shaun Mcilrath, diretor executivo de criação global da Iris Worldwide.
Desempenho brasileiro
A participação do Brasil em Innovation com “Safety key”, da Isobar para Fiat, se encerrou no shortlist: de acordo com Law, o pitching foi bastante elucidativo e claro a respeito da funcionalidade da chave. “Foi um ótimo trabalho. Não havia nada que não fosse incrível entre as apresentações”, comenta. “Discutimos que era uma coisa nova que propunha uma mudança de comportamento, mas não ficamos convencidos de que essa seria a única solução para isso.”
O Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.