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Because I'm happy (Rui Piranda)
Na terça-feira, meu dia começou com uma dose de crença no ser humano, na integridade e na perseverança de se manter ligado a um propósito.
É que às 10h estava na mesma (gigantesca) sala com Pharrell Williams, em sua palestra "Creating constellation: unleashing creativity through collaboration".
Williams é o autor de Happy, a música que foi lançada com a maior campanha de engajamento jamais vista. Ele, como todos os que têm (milhões) de seguidores, prega fidelidade à rede e propósito compartilhado.
Na seqüência, vi uma palestra da Vennus Comm que se auto intitula "a primeira agência de comunicação e marketing orientada para mulheres".
Eu realmente acredito na gigantesca distorção da comunicação atual. Exemplo raso: qualquer mensagem generalizada tem como escolha o repertório masculino. Sendo que a decisão de compra é (salvo exceções) em 80% dos casos feminina.
Mas o melhor do meu dia foi o Forum The Rise of Smart Spaces. Três donos de agências independentes mostraram o que novas tecnologias podem fazer para criar ambientes atraentes para marcas.
E foi um show de imagens e interações. Que tal uma instalação num museu que reconhece seu rosto (fazendo careta, pose, tipo selfie) e encontra uma obra no acervo com a mesma representação? Ou um outro museu onde você desenha num tablet e o programa encontra no acervo uma obra semelhante. Ou um app que ajuda qualquer pessoa a desenhar seus móveis e até casas?
Pense: as marcas que incentivam a criatividade entram para a vida das pessoas de forma exemplarmente positiva.
Mas... Fiquei com duas gigantescas pulgas atrás da orelha. Primeira: achei todos os ambientes extremamente confinados, escuros até. Será que a tecnologia precisa ainda ser tão hermética?
Segundo ponto (que me lembra a Veenus Comm) achei a estética muito 'menino'. Será que a tecnologia que é voltada para todos tem sempre que parecer brinquedo de garoto? Levando em consideração que as decisões de compra são femininas, é bom deixá-las "Happy".
Rui Piranda - diretor de criação da FCB, colaborando mais uma vez com o Clubeonline.
Leia seu texto anterior aqui.
O Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.