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Eu não vou falar da Kim Kardashian (Rui Piranda)
O tema do dia para os Foruns aqui no Cannes Lions foi Media and Audience. Apesar da superlotação para ver Kim Kardashian (sim eu vi ela de perto, sim ela é bonita, sim ela tem um game mobile, sim ela está mais gorda). Eu não vou dar destaque a ela.
Acredite. Teve muita coisa melhor. O meu dia foi marcado pela palestra Brand Publishing: the business case behind creativite change, realizada por dois executivos da Adjust Your Set. Confesso que no inicio eu pensei que eles iam falar de editoria para revistas de marcas. Mas o assunto é muito maior. Os caras poderaram que as agências encontram bons brand insights. Mas que faltam para marcas cultural insights.
A partir desses insights, as marcas podem formar uma cultural landsccape. E aí é que começa a brincadeira. Por que? Porque a partir daí você define os papéis culturais da marca, e como ela interfere e/ou interage com a cultura. Não é patrocinio, não é só assunto, é "sxer älguém" num mundo cada vez mais pessoal.
Para a Adjust Your Set estamos vivendo uma era pós Ad e, por conta disso, as marcas não disputam mais a atenção do consumidor. É preciso estabelecer uma conversa. E, para ter conversa, é preciso intimidade e conteúdo.
E quando o dia tava quase terminando veio o ótimo seminário da Leo Burnet intitulado Design is the future: how unmistakable branding can unleash creativity. Particularmente, eu gostei da apresentação de Stephen Bayley, Thought Leader. Ele mostrou todo o trabalho de branding desenvolvido para Levi's. Na verdade, ele promoveu um resgate da história da marca. Agora, cada um de seus ícones está sendo usado para criar detalhes em roupas, campanhas e ações. Mais: este conhecimento recoloca a Levi's de forma genuina no contexto cultural. Convenhamos, sabendo quem você é fica muito mais facil ser interessante e manter uma conversa. (Qualquer semelhança com as estratégias das celebridades digitais não parece mera coincidência).
Ah! Me contaram que a Kim Kardashian está grávida novamente. Você já sabia?
Por Rui Piranda, diretor de criação da FCB Brasil
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