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Convite para festa diz: só para 'mulheres atraentes'
Um convite feito por e-mail para a festa The Wednesday Party, durante o Cannes Lions, dizia que a participação no evento era aberta somente para "mulheres e modelos atraentes". Leia tudo no #ClubeinCannes.
O fato, ironicamente, ocorreu durante um Festival que lançou em 2015 o Glass Lion, para reconhecer a publicidade que combate a desigualdade de gênero ou preconceito, e que abriga diversos debates sobre o empoderamento feminino (leia sobre um desses painéis, em que a Unilever declara que não vai usar mais estereótipos de gênero em sua publicidade, aqui, e outro com Madonna Badger e o projeto #WomenNotObjects, aqui).
A The Wednesday Party é patrocinada pela agência digital VaynerMedia e pela empresa de mídia Thrillist Media Group, com performance musical de Wyclef Jean.
Cindy Gallop, ex-executiva da BBH Nova York, fundadora e CEO do MakeLoveNotPorn e defensora dos direitos da mulher, teve acesso ao e-mail e tuitou: "Estamos em 2016, @vaynermedia @thrillist. Não é dessa maneira que se faz festas no @cannes_lions."
O desastroso convite foi enviado pela empresa de eventos iGetIn, com o texto: "Obrigado por seu interesse em participar!! Por favor, esteja ciente de que esta lista específica é apenas para mulheres e modelos atraentes."
Em seguida, o e-mail instruía os participantes do sexo masculino a "procurar os departamentos de relações públicas dos respectivos patrocinadores (do evento)" se quisessem entrar na festa.
O texto pedia ainda que as mulheres interessadas enviassem "fotos recentes sem retoques e/ou seus links do Instagram/Facebook para que fossem incluídas, bem como suas convidadas". E continuava: "Depois de analisarmos, nós lhe enviaremos detalhes específicos para a entrada."
O fundador e CEO da VaynerMedia, Gary Vaynerchuk, respondeu rapidamente ao tuíte de Cindy e de outros que se manifestaram sobre o assunto, com vários vídeos. No primeiro, ele declarou que estava "mortificado" com o texto do e-mail e, como CEO da agência, assumiu a responsabilidade por isso. Em outro vídeo, Vaynerchuk disse que estava "tentando chegar ao fundo da questão."
Um porta-voz da Thrillist afirmou: "a empresa de promoções terceirizada enviou este e-mail sem o nosso conhecimento. Pedimos desculpas a qualquer um que tenha recebido isso, mas ele não partiu da Thrillist ou da Vayner. A lista de convidados para a festa foi fechada há algum tempo e não inclui qualquer um que respondeu a esse e-mail."
Em um e-mail interno, Ben Lerer, fundador e CEO da Thrillist escreveu: "Só queria enviar uma nota rápida para explicar a situação e nossa resposta. Para produzir um evento desta escala em um país estrangeiro é necessário contratar um grupo de fornecedores para ajudar. Uma dessas empresas foi um grupo de produção com quem trabalhamos várias vezes no passado, nos EUA. Esta empresa, em seguida, passou a contratar várias outras empresas para ajudar em vários aspectos do evento". E ele continuou: "Ninguém na Thrillist (ou na Vayner) sabia nada sobre o que este fornecedor estava fazendo e estamos claramente chocados com isso."
Lerer acrescentou que a empresa não vai mais trabalhar com o fornecedor e que planeja "tornar-se significativamente mais restritivo" com tais parceiros, no futuro.
"É evidente que precisamos estar conscientes de como os comportamentos das empresas que estão associadas conosco podem refletir sobre nossa marca, mesmo se elas estiverem operando fora do nosso conhecimento", escreveu ele.
A Adweek tentou ouvir representantes da iGetIn, mas ainda não recebeu uma resposta oficial.
Leia sobre outra polêmica durante o Cannes Lions: o app que não funciona e que conquistou Leão (aqui). A organização do Festival informou que irá rever sua elegibilidade (aqui).
Leia a matéria da Adweek na íntegra aqui.