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Cannes Lions 2017

Brasileiros colecionam GPs e quebram tudo

22.06.17

Até o momento, já foram concedidos 18 Grand Prix no Cannes Lions, Lions Health e Lions Innovation. Nenhum deles foi para agências brasileiras, mas o Brasil foi protagonista em pelo menos quatro dos prêmios máximos - com profissionais que escolheram viver e trabalhar no exterior.

Seis categorias ainda irão revelar seus prêmios, mas já não há dúvidas de que o ano coloca os profissionais brasileiros de criação em evidência ainda maior no mercado internacional - e comprovam a tese que está rolando internacionalmente de que o Brasil é cada vez mais foco dos recrutadores norte-americanos de agências.

Coleção de Grand Prix

A David Miami, que tem como sócios-fundadores o brasileiro Anselmo Ramos e o argentino Gastón Bigio, conquistou dois Grand Prix. Google Home of the Whopper, para Burger King, ganhou o GP do Direct Lions. A ação (veja aqui) conecta um comercial de 15 segundos com o Google Home, que completa a mensagem - a campanha gerou polêmica e o Google chegou a bloquear o comando solicitado pelo protagonista do comercial, apenas três horas após o aviso de que o comercial iria ao ar. A marca, então, colocou outro filme no ar, com a mesma mensagem.

Vale lembrar que o head of brand marketing do cliente também é brasileiro: Fernando Machado. O executivo deu entrevista ao Clubeonline detalhando como surgiu a ideia e de que forma ela foi executada (confira aqui). Veja mais aqui sobre o "Google Home of the WhopperOutro Grand Prix da David Miami para Burger King foi com Flamed grilled since 1954”, em Print & Publishing (leia mais aqui).

No dia seguinte, um brasileiro que vive na Espanha recebeu os louros de um Grand Prix: Miguel Bemfica, diretor-geral de criação da MRM/McCann Madrid - com o curta-metragem Beyond Money, para o Banco Santander. O filme de 17 minutos e ao estilo ficção científica estreou nos cinemas em abril e conta a história de uma mulher que vende suas “experiências de vida” para ajudar o marido. O objetivo era divulgar uma conta de investimentos lançada pelo banco, mas trouxe para o dia a dia dos espanhóis uma grande discussão sobre o real valor do dinheiro (saiba mais aqui).

PJ Pereira, que presidiu o júri de Entertainment, chegou a comentar, após a coletiva de imprensa que revelou os ganhadores da categoria, que muitos brasileiros estão se destacando nesta edição do Cannes Lions, mas ele se referia especialmente aos profissionais que atuam fora do país.

Em Promo, Rafael Rizuto e Eduardo Marques, da 180 LA, conquistaram o GP com “Boost your Voice”, ação em que as lojas da operadora Boost Mobile se tornaram pontos de votação e deram voz a milhares de pessoas, que desta forma puderam votar nas eleições americanas. Não foi a primeira vez deles: no ano passado, ganharam GP com Unfairy Tales”, ação para a Unicef.

Ouros e Agência do Ano

Outros profissionais brasileiros se destacaram em Cannes por diversas razões. A começar pelos envolvidos no caseRefugee Nation”, da Ogilvy NY para a Anistia Internacional - a peça ganhou 16 Leões até o momento. O trabalho tem sete brasileiros na ficha técnica: Artur Lipori, Caro Rebello, Rodrigo Moran, Eduardo Lunardi, Arthur Amiune, Renato Tagliari e Lucas Camargo, e quatro produtoras também: Asteroide Filmes, SquarePixel Filmes,  Canja Audio Culture e Pimenta Print. Leia mais sobre "Refugee Nation".

Em Lions Health, Bernardo Romero, da Area 23, viu sua empresa conquistar o título de Agência do Ano no Lions Health, com 4 Leões, sendo 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes.

O Festival de Cannes ainda vai conceder os Leões e Grand Prix de Titanium, Integrated, Film, Film Craft, Creative Effectiveness, Digital Craft e Radio. Além de prêmios especiais como Palm D´Or (melhor produtora) e Agência do Ano - AlmapBBDO e David Miami, entre outras, podem conquistar este prêmio.

Portanto, a lista de sucessos brasileiros só tende a aumentar em Cannes.

 

Leia tudo sobre o #ClubeinCannes aqui

Felipe Turlão

Cannes Lions 2017

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