arrow_backVoltar

Cannes Lions 2019

GP de Industry Craft: disputa entre Nike e Zumbi

18.06.19

A categoria Industry Craft teve uma disputa ponto a ponto pelo Grand Prix deste ano no Cannes Lions. De um lado, um projeto da Nike. De outro, uma campanha feita para a Faculdade Zumbi dos Palmares. Dois trabalhos bem executados, carregados de emoção e com propósito. Por fim, por pouco, a vitória ficou com o case “Just do it HQ at the church”, desenvolvido pela Momentum Worldwide de Nova York e pela Momentum Canada. Mas André Kassu, da Crispin Porter + Bogusky, jurado brasileiro na categoria, afirma que não faltou nada ao concorrente brasileiro, Black Box”, da Wunderman Thompson. “Foi difícil, mas foi bonito de ver”.


O projeto da Nike é praticamente um resgate. Trata-se da transformação de uma igreja do subúrbio de Chicago em uma quadra de basquete. O espaço teve sua identidade preservada em certa medida, como os vitrais que ficaram intocados. Concluído o processo, os moradores da região ganharam um lugar de entretenimento em que quase não se nota a marca da Nike. “Esse case entrou na disputa com a maior nota e levantou uma dúvida entre nós: qual o limite do craft? Ele despertou muita emoção”, contou Kassu. A qualidade de execução também chamou bastante atenção.


Emoção também não faltou à campanha “Black Box”, que apresentou um livro de 200 páginas, que inclui caixas pretas em papel vegetal translúcido. O conteúdo revela informações históricas e heróis negros. O trabalho envolveu 15 mil horas de pesquisadores, jornalistas, ativistas e professores.


É legal ter o livro físico na sala e ver a reação dos jurados. Eles paravam, liam. O presidente do júri disse que descobriu muita coisa naquela hora e que um trabalho desses empodera a educação”. Kassu afirmou que ideais como essa são ainda mais poderosas porque impulsiona a cultura, sobretudo em um momento tão polarizado como vive o Brasil.


“Just do it HQ at the Church” tem como parceiros do projeto Victory Creative Group (Toronto), Chicago Scenic Studios, Absolute Production Services (ambos de Chicago) Creative Sports Concepts (Nova York), Storey Studio (Londres) e Flowers (Chicago).


Veja os demais Leões que o Brasil conquistou - ao todo, foram 8 (confira aqui).

Leia todas sobre Cannes aqui.


#ClubeemCannes


#ClubeemCannes2019


#ClubeNinja

Cannes Lions 2019

/