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Cannes Lions 2020/2021

Papo com os Jurados: André França / Media

15.06.21

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2020/2021

André França, vp de mídia e dados da WMcCann. Nosso jurado em Media Lions.

Clubeonline: Este ano, o Festival acumula trabalhos de duas edições. Isso pode interferir na qualidade do julgamento?

André França: Não creio que atrapalhe, mas dá um pouco mais de trabalho. Afinal, temos mais campanhas para avaliar e, com um número maior de concorrentes, fica mais difícil selecionar os vencedores, já que a disputa fica mais acirrada. Além disso, é necessário ponderar dois cenários, antes e depois da Covid, para não sermos injustos com qualquer trabalho inscrito.

Clubeonline: Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

França: Vi muita coisa boa nessa categoria. De alguma forma, a pandemia inspirou uma criação mais antenada com o mundo em que as marcas estão inseridas, além de ter trazido novas estruturas de comunicação e novas maneiras de analisar o ambiente. Minha expectativa para este ano é que os cases de mídia tenham resultados claros e estejam muito embasados em dados, afinal, nós vivemos em um mar de dados que podem construir comunicações com propósitos claros para o negócio do cliente e para a vida das pessoas.

Clubeonline: Você acredita que o resultado de Cannes vá refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação? 

França: Não tenho dúvidas disso. A pandemia fez com que as marcas e os responsáveis por suas campanhas abrissem os olhos para questões relevantes à sociedade. No final das contas, a publicidade ganhou uma grande oportunidade de fazer uma comunicação mais próxima à realidade de seus consumidores, buscando atender suas reais necessidades e sentimentos, transformando a relação dessas duas pontas – marcas e clientes – em algo mais forte a partir do momento em que entende que o consumo tem uma cara mais associada às causas sociais.

Clubeonline: E quanto às pautas como racismo e inclusão: devem ganhar ainda mais destaque nesta edição?

França: Essas pautas já vinham ganhando espaço e, com manifestações como a “Black Lives Matter”, em todo o mundo, a tendência é ouvir o consumidor e representá-lo nas campanhas com mais diversidade, atendendo a esse chamado dos movimentos que se espalham mundo afora.

Clubeonline: Do que você vai sentir mais falta: do aeroporto de Paris; do Rosé no Martinez; do macaron na La Durée; do jantar no “Pelourin”; das filas no tapete vermelho para, quem sabe, subir ao palco; ou das festas? 

França: O clima de Cannes é sempre especial. Não sou muito de festas, sou mais da turma das palestras, pois vejo como uma forma de ficar por dentro do que está rolando no mercado. Mas, para destacar um dos itens citados na pergunta, posso dizer que vou sentir falta de jantar no “Pelourin”.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia anterior, com Regina Moura, nossa jurada em Pharma, aqui.

A grade do Cannes Lions Live e as sessões on demand podem ser conferidas aqui.

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