Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Greenpeace segue agitando Cannes
Depois do protesto que o Head of Creative (Nordics) do Greenpeace, Gustav Martner, fez no palco do Palais du Festivals, na primeira noite de premiação do Cannes Lions (veja aqui), a cidade da Riviera Francesa amanheceu forrada de panfletos e com peças de mídia exterior em campanha para que as agências parem de trabalhar com empresas que produzam produtos que utilizam combustíveis fósseis, o que contribui para a destruição do planeta (veja nas imagens).
A campanha utiliza um meme de um cachorro antropomórfico - quando fica subentendido que o animal tem características humanas - dizendo que está tudo bem, enquanto tudo está pegando fogo ao redor, deixando claro que não está nada bem. No caso da campanha, o troféu do festival é colocado como foco do personagem, que não se dá conta do que está acontecendo em volta.
Através de um QR Code com o convite 'scan to ban' e o endereço banfossilbuelads.org, a organização convida para o engajamento de um público que, na verdade, está ali à caça de Leões e mais clientes, inclusive, do bilionário segmento automotivo.
Não demorou muito para que profissionais de limpeza da prefeitura local fossem vistos retirando os adesivos que cobriram Cannes. De fato, muito papel e cola foram utilizados nessa mobilização.
O que não dá para negar é que não basta mais acender sinais de alerta para as mudanças climáticas. Precisamos mesmo de atitudes. Se ainda não se convenceu disso, dê uma olhada no site da NASA, destinado a observações sobre o que a humanidade está fazendo com o planeta: climate.nasa.gov/evidence
Vale lembrar que o Greenpeace é uma das marcas que aparecem com bastante frequência entre os premiados do Cannes Lions.
-Rita Durigan
A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.
Leia todas sobre Cannes aqui.