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Papo com Jurados: Laura Chiavone / Creative Business Transformation
Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022
Laura Chiavone, Director, Head of Agency da Meta Brasil. Nossa jurada em Creative Business Transformation
Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
LC - Espero uma semana de muitos encontros, negócios e celebrações, os pontos fortes de Cannes que o mercado sentiu tanta falta nesses dois últimos anos. Ao mesmo tempo, entendo que a pandemia trouxe vários aprendizados sobre ferramentas digitais e acessibilidade. Espero que possamos seguir caminhando e evoluindo como indústria.
Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
LC - Muito honrada e entusiasmada com a categoria para a qual fui convidada a fazer parte do júri. A Creative Business Transformation recebeu trabalhos do mundo inteiro, de diferentes contextos e tipos de empresas. Esse é apenas o segundo ano dessa categoria em Cannes e tenho certeza que conseguiremos revelar na premiação trabalhos incríveis, que usaram o poder da criatividade para transformar negócios de uma forma concreta e significativa para as comunidades onde existem.
Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
LC - Acredito que os trabalhos devem sim, de alguma forma, refletir as transformações, desafios e oportunidades tecnológicas e de negócios que a pandemia impôs a todas as indústrias. Ao mesmo tempo, tenho expectativa de que o festival também revele alguns dos desafios e resultados que a pandemia colocou para a sociedade, como a forma como nos relacionamos com a saúde, dinheiro, transporte, trabalho, com nossas famílias, com o tempo livre, com nossas casas e por aí vai. A humanidade está passando por tempos desafiadores e de grandes reflexões. Acredito que, como indústria, conseguimos trazer muitos desses aspectos para a pauta de várias marcas e tenho a expectativa que os trabalhos refletirão muito disso.
Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
LC - Sim, essa é a minha expectativa. Que a pauta de diversidade, equidade e inclusão faça cada vez mais parte do diálogo em Cannes em todos os âmbitos do festival. Isso porque temos ainda um longo caminho de transformação a percorrer e somente conseguiremos se trabalharmos todos juntos. Veremos certamente o reflexo de uma maior força desta pauta em campanhas do mundo todo, tanto como temática de campanha, fichas técnicas e casting. Veremos também esse tema permeando muitos dos cases de marcas inscritos em muitas categorias, incluindo a que estou participando, assim como em parte de painéis, keynotes e reuniões. Nossa agenda da Meta em Cannes trará uma porção de conteúdos dentro da agenda DE&I, que é prioritária para nós globalmente.
Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
LC - Acho que a programação de conteúdos tem muitas coisas interessantes, e o que mais me chamou a atenção é o peso da temática sobre o curso de transformação de negócios, indústria e marcas. Me interessa muito aprender com diferentes perspectivas sobre como essa transformação pode impulsionar marcas a agregarem valor concreto às comunidades que impactam (consumidores, colaboradores, fornecedores etc) e quais os papéis que a tecnologia vem desempenhando nessas jornadas, cada vez mais humanas.
Leia anterior com Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R e nosso jurado em Glass Lions, aqui.
A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.
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