arrow_backVoltar

Cannes Lions 2023

Festival anuncia seu 1º Creative Maker of the Year

27.04.23

A organização do Cannes Lions, que celebra sua 70ª edição, anunciou nesta quinta-feira, 27, um novo prêmio, o Creative Maker of the Year. A pessoa que irá receber a inédita homenagem é o cineasta Spike Lee, dono de uma carreira com mais de 30 anos de atividades, pela qual recebeu, em 2015, um Oscar honorário por suas contribuições para as artes e ciências cinematográficas.

O Cannes Lions, ao ser fundado em 1954, teve como proposta reconhecer a criatividade de classe mundial na publicidade de TV e cinema. A organização explica que o prêmio, que é apoiado pelo Black At Cannes, homenageia essa herança.

Este prêmio vai homenagear ‘creative makers’ de qualquer disciplina, que sejam referências inspiradoras para nossa comunidade. Em nosso 70º ano, parece apropriado que o primeiro prêmio Creative Maker vá para um diretor. É uma grande honra homenagear Spike Lee, uma das figuras mais influentes do cinema e da cultura contemporânea”, declarou Simon Cook, CEO do Lions.

Spike Lee, que fundou uma agência, a Spike DDB, estará no palco de Cannes em um bate-papo com o cineasta Barry Alexander Brown, no último dia do evento, em 23 de junho – o Festival começa no dia 19.

O cineasta afirmou estar honrado com o prêmio, que também destaca suas contribuições para a indústria de publicidade. Mas ele fez um lembrete: “A gente continua tendo obstáculos, barreiras. A gente tem de enfrentá-los e tem de continuar a derrubá-los. Eu disse isso em 1997 e ainda digo hoje”.

Além de longas como “Faça a Coisa Certa” e “Infiltrado na Klan”, Spike Lee assina comerciais famosos feitos para a Jordan Brand, da lenda do basquete Michael Jordan.

Cannes Lions 2023

/