Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com Creative Business T., Microsoft obtém 2º GP
A campanha “ADLaM, an alphabet to preserve a culture”, da Microsoft com a McCann NY (EUA), obteve seu segundo Grand Prix no Cannes Lions 2023. O case conquistou o prêmio máximo na categoria Creative Business Transformation nesta quinta-feira, 22.
O primeiro veio em Design. O projeto, que é um dos finalistas de Titanium, esteve cotado também para o GP de Industry Craft.
“ADLaM” está focado em uma iniciativa lançada por dois irmãos, Ibrahima e Abdoulaye Barry, que buscam preservar a língua do povo Fulani, da África Ocidental. Conhecida como Pulaar, ela é falada por mais de 40 milhões de pessoas, mas por muito tempo não teve alfabeto.
A Microsoft ajudou a viabilizar uma parte importante da iniciativa. Ibrahima e Abdoulaye lançaram o ADLaM Display, projeto que estabelece um alfabeto Pulaar disponível em equipamentos eletrônicos. Antes dessa aliança com a gigante tecnológica, os irmãos só tinham conseguido preparar um alfabeto manuscrito.
De acordo com o presidente do júri, Justin Peyton, head global de emerging channels da Wunderman Thompson, a Microsoft sistematizou um processo e permitiu que a iniciativa tivesse passos importantes. Com o acesso liberado a dispositivos, a ação permitiu que o povo Fulani se conecte ao mundo moderno, abrindo portas para oportunidades inclusive de negócios. “Isso para mim é profundamente transformador”, disse.
Na categoria, o Brasil não obteve Leões. O país emplacou um case no shortlist – reveja aqui.
A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo Filmes, Klick Health, Modernista, Unblock Coffee, VMLY&R e Wunderman Thompson.
Leia todas sobre Cannes aqui.