Cannes Lions 2023

Brasil leva 1 Titanium (+ GP e todos os vencedores)

23.06.23

Brasil conquista 1 Titanium Lion, na categoria que, este ano, passou a se chamar Dan Wieden Titanium Lions em homenagem prestada pela organização do Cannes Lions ao criativo (mais sobre isso no final desta matéria).

No total, os jurados concederam 4 troféus, sendo 1 GP, de um shortlist com 17 trabalhos (reveja aqui).

O Titanium brasileiro (dividido com os EUA) é: "Bring home the Bud", da Wieden+Kennedy NY e São Paulo e da Africa Creative DDB, para Budweiser, com Sonic Union NY, Copa90 London, Allison+Partners NY e Octagon Stamford / Wink Amsterdam.

Brasil e EUA

As operações da W+K de NY e São Paulo se apresentam como responsáveis pela idealização da campanha global da Budweiser para a Copa do Mundo do Qatar. Às vésperas da abertura, diante da proibição da venda da cerveja nos estádios, as agências idealizaram o conceito e a ideia global de “Bring home the Bud”, que deu à seleção ganhadora do Mundial todo o estoque de Bud que estava reservado para a Copa.

A campanha se estendeu para as ruas, com direito a instalações de contêiners em algumas cidades do mundo, como o Rio de Janeiro, chamando a atenção para o desafio. Parte dessa comunicação no Brasil envolveu a Africa.

Segundo Felipe Ribeiro, CCO da Wieden+Kennedy na América Latina e global creative director para Budweiser, “Bring home the Bud” é exemplo de uma boa ideia sobre gestão de crise e também mostra o poder da simplicidade. “Em tempos tão complexos, em uma situação tão difícil, a melhor representação da criatividade é a simplicidade. A gente não poderia responder a um problema dessa escala de uma forma complicada. A simplicidade permitiu que tivéssemos uma tomada de ação rápida, e que a gente pudesse atuar no mundo inteiro na mesma direção".

Sobre a conquista, ele fez referência ao cofundador da agência. “Como Dan Wieden disse, quando criou a categoria, Titanium Lions é para desafios que te tiram do trilho e te fizeram repensar no que é possível”, afirmou.

Shortlist

Vale lembrar que, o shortlist oficial, divulgado pelo Cannes Lions no dia 06 de junho (aqui), só contava um finalista para o Brasil: Transparency Card”, da AKQA para o Congresso em Foco, com produção da Pay4Brain São Paulo, que não levou Leão.

Na data, o case "Bring Home the Bud" foi citado pelo Clubeonline na nota sobre os finalistas por ter brasileiros na ficha e constar a Africa Creative DDB no campo Additional Agency, do shortlist. Mas o trabalho aparecia apenas como sendo dos EUA, já que o Entrant/Idea Creation era da Wieden+Kennedy NY. A W+K São Paulo não aparecia na ficha oficial de shortlist naquele momento.

As alterações constam no resultado final, divulgado nesta sexta-feira, 23, pela organização do Festival.

Grand Prix

O GP da categoria vai para a Australia com "THE FIRST DIGITAL NATION", da The Monkeys (parte da Accenture Song) de Sydney para The Government of Tuvalu, com Collider / MassiveMusic  e Thrive, todas de Sydney.

Tuvalu está ameaçada de desaparecer nas próximas décadas por causa das mudanças climáticas e da elevação do nível do mar. Para chamar a atenção para este risco, um projeto foi criado pelo governo junto com a The Monkeys e com o estúdio criativo Collider. Foi desenvolvido no metaverso uma gêmea digital da ilha, apresentada no ano passado na COP27. Esse foi o primeiro passo desta “primeira nação digital”.

O projeto visa catalogar, mapear e salvar o máximo possível de informações sobre a vida em Tuvalu, incluindo documentos históricos, registros de práticas culturais, álbuns de família e canções tradicionais.

A respeito da categoria neste ano, David Droga, presidente do júri e CEO da Accenture Song, comentou que o Titanium aponta o que a indústria pode ser. E os quatro vencedores deste ano, em suas palavras, trazem ideias e execuções que resolvem problemas, sejam de negócios, sejam de governo. A ideia não pode ser descartável a ponto de ser esquecida no futuro.

Droga disse ainda que, quando a merda bater no ventilador, o cliente não vai até a tecnologia em busca de soluções. “Ele não vai procurar o ChatGPT. Vai procurar a agência”.

Os outros dois vencedores de Titanium Lions, além do brasileiro, são:

Titanium - "WHERE TO SETTLE" - MASTERCARD - WEBSITE ... - McCANN, Warsaw - MASTERCARD POLAND Warszawa (Polônia)

Titanium - "CORONA EXTRA LIME" - CORONA - CORONA EXTRA LIME - DAVID, Bogotá - - DRAFTLINE Bogota - AB INBEV Shanghai (Colômbia)

Shortlist - TRANSPARENCY CARD - CONGRESSO EM FOCO - TRANSPARENCY CARD - AKQA, Sao Paulo - BRAZIL - PAY4BRAIN Sao Paulo - PAY4BRAIN Sao Paulo - JAMUTE Sao Paulo - AKQA Sao Paulo

Tributo a Dan Wieden

Este foi o primeiro ano em que a categoria Titanium Lions passou a ser chamada de Dan Widen Titanium Lions, em homenagem feita pela organização do Cannes Lions ao publicitário, que faleceu em setembro de 2022. Além de ser um personagem bastante importante na história da propaganda mundial e, consequentemente, do festival, foi ele quem sugeriu a criação da categoria inspirado na campanha de filmes ‘The Hire’, da BMW.

Vencedora em 20o3, a criação foi considerada além dos limites do que era premiado nas demais categorias. Daí a sugestão do cofundador da Wieden+Kennedy de criar o Titanium, que agora tem seu nome (mais informações oficiais sobre o tributo aqui).

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023