Cannes Lions 2023

Film tem 2 GPs: ‘Relax, it’s iPhone’ e ‘The Last Photo’

23.06.23

O júri de Film conferiu dois GPs na categoria neste Cannes Lions 2023. Um deles foi para a Apple, em campanha criada pela TBWA\MAL: “Relax, it’s iPhone”, com produção da Biscuit Filmworks, de Los Angeles. O segundo Grand Prix foi para uma causa social: “The Last Photo”, criação da Adam & Eve, de Londres, para ITV x Calm, projeto para a prevenção do suicídio. A produção é da Cain & Abel.

A ação da Adam & Eve foi desenvolvida para o lançamento da Campaign Against Living Miserably (Calm), uma iniciativa da ITV. A ideia foi chamar atenção para o fato de que um suicida pode até aparentar estar bem dias antes de atentar contra a vida. O filme que compõe a campanha trouxe os últimos vídeos de gente que se divertia e sorria diante da câmera. Eram pessoas que, dias depois dessas cenas, tinham tirado a vida.

Como parte da comunicação, a agência montou uma instalação com 50 retratos de pessoas sorrindo em uma região de Londres. Dois dias depois, foi revelado em um programa da ITV que aquelas eram as últimas fotos de homens e mulheres que cometeram suicídio.

O trabalho da Apple é rápido e carregado de humor. O presidente do júri Bruno Bertelli, CEO global do Le Pub e CCO global do Publicis Worldwide, comentou que os formatos curtos são uma tendência. Há, segundo ele, um certo cansaço do que se convencionou chamar de “manifesto”.

A campanha da Apple é composta por dois comerciais que destacam recursos do iPhone 14. A peça que levou o GP é “R.I.P. Leon", em que um homem contempla tristemente um lagarto, que parece ter encontrado um fim prematuro. Ele cutuca o animal sem sucesso e envia uma mensagem de texto confessando: "I messed up... Leon is dead."

O Brasil conquistou uma Prata na categoria - veja aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023