Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Creatives for Climate: 'agentes secretos da mudança'
"Agentes secretos da mudança" assumirão a Croisette, durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes deste ano, convocando indivíduos, agências e marcas a combater o greenwashing na fonte. Esta é a proposta da ONG Creatives for Climate.
A proposta é que esses "agentes" perambulem pela Croisette, capacitados pelo "kit de ferramentas de observação verde", interrompendo conversas para sequestrar reuniões de negócios habituais e centrar firmemente o diálogo na ação climática na publicidade.
O kit é baseado na "Greenwash Swatch", uma estrutura criada pelo think tank Planet Tracker que identifica um cenário de greenwashing, incluindo novas técnicas usadas por marcas, como greencrowding, greenrinsing e greenshifting.
Transformado em um livreto de amostras que cabe em bolsas e bolsos, o kit de ferramentas foi projetado para ser usado pelos participantes para identificar exemplos de greenwashing a qualquer momento, fornecendo uma maneira de alimentar conversas sobre responsabilidade da marca. A hashtag #greenwashwatch sequestrará a conversa online e criará uma contranarrativa de pessoas comuns de volta à marca.
“A criatividade para o bem não significa nada se não crescermos como uma indústria para combater a criatividade para o mal. Se posicionar contra o greenwashing é se posicionar contra as táticas de atraso da marca”, declara a presidente da Creatives for Climate, Lucy von Sturmer.
Durante o festival, para ganhar impulso e recrutar mais agentes para participar, a Creatives for Climate, em parceria com a Clean Creatives, irá lançar o Change Agent Happy Hour, no dia 20 de junho, onde distribuirá mais 100 kits de ferramentas aos participantes para inspirar a ação coletiva.
A Creatives for Climate, em parceria com o Clean Creatives Climate Summit, sediará um painel intitulado "Tackling the climate crisis is tackling the talent crisis", também no dia 20. A mesa contará com a participação de representantes de marcas, líderes de agências, bem como de ativistas e empreendedores locais, explorando questões como: "resolver a crise climática pode resolver a crise de talentos? A qualificação para o clima pode construir agências e marcas melhores?"
A ação se baseia no treinamento "Greenwash Watch Course", da Creatives for Climate, lançado em Cannes em 2022. Trata-se de um esforço intersetorial criado em colaboração com especialistas do setor, como o professor Gill Wilson e o especialista em marketing Alex Weller, da Patagonia, para escalar rapidamente a capacidade da indústria de identificar greenwashing e entregar projetos com impacto real no meio ambiente. Assista ao lançamento durante o Cannes 2022, no vídeo abaixo.
Os agentes do Greenwash Watch recompensarão aqueles que usarem a ferramenta Greenwash Swatch online durante a semana do Cannes Lions com acesso gratuito ao programa de treinamento Greenwash Watch.
Leia todas sobre Cannes, aqui.