Cannes Lions 2023

Ousadia e bicampeonato no GP de Print

19.06.23

Em Print & Publishing, teve bicampeonato no Grand Prix. Em 2022, o jornal AnNahar, do Líbano, e a Impact BBDO de Dubai levaram para casa o prêmio máximo da categoria. E eles repetiram a conquista no Cannes Lions 2023. O prêmio foi para a campanha “Newspaper inside the newspaper edition”, celebrado pelo júri como um trabalho ousado.

No ano passado, o GP foi dado a um case em que o diário não foi publicado para que o material que seria utilizado fosse doado para a produção de cédulas de votação (reveja aqui).

Com “Newspaper inside the newspaper edition”, o objetivo foi defender a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa por meio de uma edição que trouxe de volta sete jornais que foram fechados devido à perseguição do governo à imprensa e aos jornalistas no Líbano. Profissionais da imprensa têm sido presos e até assassinados nos últimos anos.

Um editor-chefe do AnNahar, Gebran Tueni, defendeu abertamente o direito de falar e escrever críticas contra o governo e lideranças políticas do país. Em 2005, ele foi brutalmente assassinado a caminho do trabalho.

Para protestar contra nova onda de pressão sobre o jornalismo, o AnNahar criou uma edição diária em que trazia a primeira página dos jornais que foram fechados. Os textos foram escritos por jornalistas estiveram à frente desses veículos na época em que ainda estavam circulando (veja aqui o case).

O GP foi dado para uma das campanhas que mais abraçou riscos, dentre todas as demais. A ação se destaca pela ousadia. O jornal ‘ressuscitou’ concorrentes e aborda um tema que levou ao assassinato de jornalistas”, comentou Saulo Rocha, CCO da David Espanha, um dos jurados brasileiros na categoria – junto com Luciana Cardoso, ECD da Crispin, Porter & Bogusky no Brasil.

Sobre os Leões conquistados pelo país, ele revelou que precisou defender o caseThe best-seller constitution”, da GUT para o Mercado Livre. “Tive de explicar o context. Achavam que era uma simples promoção”, afirmou (confira aqui os ganhadores).

De acordo com ele, o Brasil sempre teve muita habilidade para transformar boas histórias em imagens incríveis, o que garantiu ao país um ótimo histórico em Print. Mas os demais mercados foram aprimorando o craft e hoje a concorrência, nesse sentido, está mais acirrada.

Por outro lado, a parte do “Publishing” na competição está se sobressaindo ao “Print”, o das campanhas mais estáticas. “Acho que essa é uma questão para o Festival discutir. Como garantir Leões para a área que originou essa categoria? É o que se passa também em Radio & Audio, em que o Audio vem se sobrepondo ao meio rádio”, completou.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023