Cannes Lions 2023

GP de Radio & Audio, um prêmio que valoriza o meio

19.06.23

Um case que é de rádio mesmo. Desse modo foi descrita a campanha ganhadora do Grand Prix na categoria Radio & Audio do Cannes Lions 2023. “Lawyer”, “Ad Agency” e “Strip Club” são as peças que compõem a comunicação “Phone it in”, criada pela Colenso BBDO, de Auckland (Nova Zelândia), para a operadora de telefonia móvel Skinny, que tem um apelo low cost junto à população.

A empresa queria um trabalho interativo que também fosse de baixo custo. Para isso, a agência investiu em roteiros para uma campanha que seria transmitida no rádio. Para isso, veiculou peças na mídia impressa e OOH em que convidava o público a gravar a mensagem comercial a partir de seus celulares. Os textos podiam ser encontrados até em porta-copos de bares e em copos de cafeterias.

Como o lema da Skinny é “fazer o que for preciso para manter os preços baixos”, isso foi transmitido na ação e os consumidores embarcaram na proposta. As mensagens continham um call-to-action que incluía um número gratuito para um serviço “Skinny Radio Recording”, que era basicamente uma secretária eletrônica.

Foram produzidas 2.560 peças com as mensagens gravadas pelo público, o equivalente a 22 horas de conteúdo. E a marca não pagou nada para as pessoas que se dispuseram a ser as vozes da campanha.

Através desses textos, que eram engraçados, a marca conseguiu o envolvimento do consumidor. E foi um resultado incrível, realmente expressivo”, disse Lucas Sfair, fundador da Canja Audio Culture, jurado brasileiro da categoria – que também contou com a brasileira Patrícia Medeiros, diretora criativa da Ogilvy Espanha.

Lucas observou que outras campanhas que estavam cotadas para o GP eram mais voltadas para o lado “Audio” da categoria. “Phone it in”, por sua vez, valorizava o meio rádio. “É costume pensar que Audio vai trazer muita coisa inovadora. Mas também pode-se esperar isso do rádio. Por isso, foi muito legal dar o GP para esse trabalho”, completou. Para ele, seria interessante que a organização do Festival criasse uma subcategoria Radio para que o meio tivesse mais chances de ter trabalhos reconhecidos em Cannes.

Na disputa pelo Grand Prix estiveram as campanhas “Missing Matoaka”, da BBDO Toronto para a Muskrat Magazine, e “Files of freedom”, da GUT São Paulo para o Mercado Livre. Essa peça, por sinal, teve uma escalada importante.

O jurado a resgatou do shortlist e, junto com Patrícia, defendeu a campanha até ela subir e conquistar Ouro (veja os ganhadores brasileiros da competição aqui). “A gente só podia atribuir 3 Ouros na categoria. Então, foi uma disputa muito apertada”.

Para o Ouro se concretizar, Lucas explicou a relevância de Pabllo Vittar entre o público brasileiro. Na campanha, Pabllo convida artistas LGBTQIA+ para cantar com ela. Esse contexto também fez parte da defesa dos Leões dados à ação. O Ouro veio na subcategoria “Use of music”.

O Brasil conquistou um Ouro e dois Bronzes em Radio & Audio. Veja os ganhadores aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023