Cannes Lions 2023

Em E. for Music, Apple e Michael Kiwanuka levam GPs

20.06.23

A categoria Entertainment Lions for Music definiu dois GPs: um foi para a Apple com foco na acessibilidade e o outro foi para um clipe do cantor britânico Michael Kiwanuka, que tem um conteúdo controverso. E isso movimentou um forte debate no julgamento do Grand Prix.

The greatest”, o filme da Apple, é um dos finalistas de Titanium e tem trilhado uma boa jornada no Cannes Lions 2023. Esteve cotado também para conquistar o GP de Film Craft. Na decisão do júri de Entertainment for Music, a campanha criada internamente pela operação da empresa em Londres, junto com o time de Cupertino (EUA), não teve contestação. Dentre as marcas, foi considerada a mais perfeita. A produção é assinada pela Somesuch, também de Londres.

O comercial da Apple foi lançado para marcar o Dia Internacional de Pessoas com Deficiência (03/12) e conta com sete protagonistas, que usam os recursos dos equipamentos da Apple para interagir com o mundo, realizar tarefas e superar obstáculos.

Na categoria, artistas e criadores também têm a chance de receber um GP com a subcategoria “Excelência em videoclipe”. E, nesse campo, a briga estava entre o vídeo de Kiwanuka e o filme feito para a canção Cash in Cash Out”, de Pharrell Williams com 21 Savage e Tyler, The Creator, pela gravadora I Am Other (fundada por Pharrell). O primeiro traz um grupo de jovens “brincando” de roleta russa. O segundo tem uma produção primorosa com stop motion.

Jurado brasileiro na competição, Konrad Dantas, fundador da KondZilla, estava inclinado a defender o GP para o clipe de Pharrell. Ele ressaltou que projetos como esses têm execução complexa. Os recursos e as ferramentas utilizados demandam investimento pesado. “É caro não só pelo dinheiro. Ele demora muito tempo para ser feito”, disse. Porém uma jurada fez uma ponderação que alterou o ponto de vista do júri. Para alguns dos jurados, havia um risco no filme de Kiwanuka porque as imagens mostram jovens apertando o gatilho de uma arma, gerando angústia antes do estopim. Com isso, a pergunta no ar era: será que ele está promovendo a roleta russa? Mas o argumento da jurada foi que, na verdade, o filme (que tem alerta sobre restrição de idade) promove a vida por exibir os jovens recordando momentos felizes que passaram.

Desse modo, Kiwanuka e a produtora Smuggler, de Londres, levaram o GP. Konrad lembrou que Donald Glover, sob o codinome Childish Gambino, também conquistou, em 2019, um Grand Prix na categoria com temática polêmica em seu videoclipe, This is America”.

O fundador da Kondzilla celebrou a Prata que recebeu com o case Save the favela, com criação da BETC Havas. O vídeo trata de vítimas inocentes em ações policiais (leia mais aqui). Ele disse que ser finalista já é uma vitória e sair com metal é ainda mais poderoso porque o Entertainment for Music traz nomes grandiosos da indústria da música para a disputa, como Beyoncé, que já conquistou um GP (em 2016).

Veja os três filmes mais abaixo - os dois GPs e o clipe de Pharrell.

Sobre os demais Leões brasileiros, Konrad comentou que, assim que explicou a força de Pabllo Vittar, não foi necessário muito debate para conferir a Prata para o case de Mercado Livre criado pela GUT. O país também somou um Ouro, uma Prata e um Bronze pelo caseRosalia Motomami Live Experience on TikTok”, inscrito pelo TikTok do Brasil, pela Columbia Records de NY e pela Motomami de Barcelona – a AKQA São Paulo aparece como parceira do projeto.

Esse case mostra um novo jeito de promover relacionamento com os fãs. Porque eles participaram do projeto. Foi uma baita entrega e com low budget porque o conteúdo era filmado dos celulares. Com isso, a campanha estava mais acessível para a população. O interessante também é que o TikTok fez o lançamento de uma ferramenta de live em formato de vídeo curto que foi promovido pelo YouTube. Hoje, tirando o que tiver transmissão exclusiva, é importante fazer projetos cross-media”, defendeu.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023