Cannes Lions 2023

Gabi Moura: 1° Leão conquistado por uma DC brasileira negra

21.06.23

O Brasil abocanhou nesta quarta-feira, 21, um Leão de Bronze na categoria PR, com o trabalho Uncomfortable Food para Stella Artois, criado pela Soko (veja aqui).

Por trás desta conquista, vale registrar, há uma importante e ao mesmo tempo inaceitável constatação: este é o primeiro Leão brasileiro a ser entregue a um trabalho cuja direção de criação foi assinada por uma profissional negra: Gabi Moura, vice-presidente do Clube de Criação e Creative Content Director da Talent Marcel. Repetindo: pela primeira vez uma DC preta recebe um Leão em Cannes.

"É uma honra imensa ser a primeira DC negra brasileira a ganhar um leão, mas ao mesmo tempo é um lugar complexo e agridoce, porque eu quero ver muito mais mulheres negras nesse lugar. Meu trabalho é para que as próximas gerações de meninas contem com ainda mais referências positivas. Esse prêmio é o resultado de muita persistência, muito pensamento coletivo. Não é sobre mim, é sobre todas nós, e isso mostra que tudo o que mulheres negras precisam é de oportunidade. Pássaros voam mais alto quando o céu não está nublado", comenta Gabi.

Pois que venham muitos outros, para várias profissionais pretas.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023