Cannes Lions 2023

Relembrando feitos brasileiros nos 70 anos do festival

21.06.23

Muitos brasileiros fizeram história nas sete décadas que se passaram desde a primeira edição do International Advertising Film Festival, realizado em 1954, ainda em Veneza, na Itália, e que só em 1984 se instalaria definitivamente em Cannes, na Riviera Francesa, onde ainda acontece. A cidade acabou nomeando o Cannes Lions, como é hoje conhecido o maior festival de publicidade do mundo.

O Brasil, que normalmente figura entre os top 3 países mais premiados do festival, ganhou seu primeiro Leão de Ouro quando o festival já tinha 21 anos, em 1975, com o comercial "Homem de 40 anos" (veja aqui), criado por Washington OlivettoFrancesc Petit, pela agência Lintas, para o Conselho Nacional de Propaganda. O filme é uma adaptação de um anúncio de jornal, "Homem com mais de 40 anos", veiculado no dia 1º de maio daquele ano, e que, além da premiação internacional, fez história tornando-se Projeto de Lei para eliminar o preconceito de idade que costumava fazer parte dos classificados de emprego da época. Em 2015, o comercial teve uma releitura feita pelo próprio Olivetto para celebrar os 40 anos do Clube de Criação (relembre aqui).

Outro feito brasileiro que merece destaque foi a conquista do primeiro Grand Prix Latino Americano em Cannes, em 1993, com "Umbigo", da DM9DDB para Guaraná Antarctica Diet. O trabalho, premiado em Press & Outdoor - hoje dividida em duas categorias -, tinha criação de Marcello Serpa com direção criativa de Nizan Guanaes. O fato foi lembrado na trajetória de Marcello Serpa em 2016, quando ele recebeu o Lion of St. Mark pelo seu destaque na propaganda mundial.

O Brasil conquistou seu primeiro título de "Agency of the Year" em 1998, cinco anos após a criação desta premiação pelo festival. E se manteve em primeiro lugar por quatro anos consecutivos, com: DM9DDB (1998 e 1999), AlmapBBDO (2000) e F/Nazca Saatchi & Saatchi (2001). Desde então, algumas brasileiras figuraram no topo da lista. DDB Brasil em 2009, AlmapBBDO em 2010, 2011 e 2016, e Ogilvy em 2013 foram as outras premiadas,

Em 2020, edição realizada pela primeira vez totalmente online, devido à pandemia do Covid-19, o Cannes Lions premiou historicamente a AlmapBBDO como a "Agency of the Decade" da América Latina, considerando-a a mais criativa entre 2010 e 2019, tendo sido 3 vezes "Agency of the Year" (2010, 2011 e 2016) e conquistado um total de 142 Leões. Relembre aqui.

A DM9DDB foi eleita a Interactive Agency of the Year em 2005, ano em que levou o GP de Cyber com "Reality Advertisign", criado para Super Bonder (veja aqui).

A AgênciaClick foi outra que fez história na categoria, levando o primeiro Grand Prix de Cyber no ano 2000, dois anos após a inserção de Cyber no festival, com “Braille”, para o Banco de Olhos de São Paulo. Conheça aqui outros Grand Prix conquistados pelo Brasil no Cannes Lions.

Na categoria Young Creatives, de onde já saíram líderes criativos do mercado, o primeiro Leão de Ouro brasileiro foi conquistado pela dupla Guga Ketzer e Marco Aurélio Monteiro, em 2001.

Veja aqui mais curiosidades sobre a história do festival que este ano está em sua 70ª edição.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023