arrow_backVoltar

Cannes Lions 2023

Stella Artois e GUT Buenos Aires levam GP de Creative Data

21.06.23

Um case para a Stella Artois que ressignifica a arte foi o Grand Prix de Creative Data do Cannes Lions 2023. A campanha tem a assinatura da GUT de Buenos Aires. “The Artois Probability” explora a probabilidade de a cerveja da marca estar presente em pinturas clássicas, criadas a partir de 1366, ano em que surgiu a Stella Artois.

Imagens em que aparecem pessoas com copos ou bebendo foram submetidas a uma análise em busca de características do produto. Foram cruzados dados de história da arte com arquivos da marca. A probabilidade de a cerveja estar representada nas pinturas se baseava em matizes da bebida, potenciais concorrentes da época, locais apresentados nas obras, garrafas, caixas e embalagens.

Foi desenvolvido um algoritmo para fazer esse cruzamento e definir percentuais, que apontavam as chances de a cerveja das telas antigas ser da marca.

Com esses resultados, a agência organizou uma exposição no Museu Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires. Os visitantes podiam recorrer a um app para escanear as pinturas e descobrir a probabilidade de a cerveja ser Stella Artois.

Na categoria, o caseNever done evolving feat Serena”, da Nike, com criação da AKQA – com as operações de São Paulo, Portland e Melbourne – ficou com um Bronze. Em Digital Craft, a campanha recebeu o Grand Prix.

O jurado Felipe Silva, sócio e diretor criativo da Gana, explicou que, para o júri, um dos pontos importantes na avaliação das peças era o impacto que o trabalho teve sobre o consumidor. Embora brilhantemente executada, a campanha da Nike traz uma utilização de dados que está focada em atletas. Já o projeto da Stella Artois, para exemplificar, tratou os dados de um modo a ser usufruído pelo público geral.

Além do Bronze conquistado com a ação da Nike, a AKQA São Paulo leva para casa uma Prata pela campanha "Transparency Card" para o Congresso em Foco.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023

/