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Stella Artois e GUT Buenos Aires levam GP de Creative Data
Um case para a Stella Artois que ressignifica a arte foi o Grand Prix de Creative Data do Cannes Lions 2023. A campanha tem a assinatura da GUT de Buenos Aires. “The Artois Probability” explora a probabilidade de a cerveja da marca estar presente em pinturas clássicas, criadas a partir de 1366, ano em que surgiu a Stella Artois.
Imagens em que aparecem pessoas com copos ou bebendo foram submetidas a uma análise em busca de características do produto. Foram cruzados dados de história da arte com arquivos da marca. A probabilidade de a cerveja estar representada nas pinturas se baseava em matizes da bebida, potenciais concorrentes da época, locais apresentados nas obras, garrafas, caixas e embalagens.
Foi desenvolvido um algoritmo para fazer esse cruzamento e definir percentuais, que apontavam as chances de a cerveja das telas antigas ser da marca.
Com esses resultados, a agência organizou uma exposição no Museu Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires. Os visitantes podiam recorrer a um app para escanear as pinturas e descobrir a probabilidade de a cerveja ser Stella Artois.
Na categoria, o case “Never done evolving feat Serena”, da Nike, com criação da AKQA – com as operações de São Paulo, Portland e Melbourne – ficou com um Bronze. Em Digital Craft, a campanha recebeu o Grand Prix.
O jurado Felipe Silva, sócio e diretor criativo da Gana, explicou que, para o júri, um dos pontos importantes na avaliação das peças era o impacto que o trabalho teve sobre o consumidor. Embora brilhantemente executada, a campanha da Nike traz uma utilização de dados que está focada em atletas. Já o projeto da Stella Artois, para exemplificar, tratou os dados de um modo a ser usufruído pelo público geral.
Além do Bronze conquistado com a ação da Nike, a AKQA São Paulo leva para casa uma Prata pela campanha "Transparency Card" para o Congresso em Foco.
A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo Filmes, Klick Health, Modernista, Unblock Coffee, VMLY&R e Wunderman Thompson.
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